Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Arrieiros somos, nesse caminho andamos...



Francisco Sérgio Nogueira, arrieiro, caminho


Sinopse

"Fui lendo as crônicas, contos, 'causos' do tio Chico... lembrança e ficção, é uma costura, ele tece imagens, pontos de vista, registros, divagações atuais e antigas. Pela leitura vão passando (são passagens!) paisagens, personagens, situações. Tio Chico coloca palavras como quem se deixou surpreender por termos e expressões saídas e situadas num entretempos. É como uma teia: meadas antigas, percursos, volteios merecendo considerações atuais. Em algumas páginas se encontram palavras que (parece) estão desajustadas no meio da frase. Estilo? O escritor é poliglota? Existindo memória muita e o escrito veio só depois, são buscas? Importa mesmo é que o texto flui, como um rio, como uma rede que nos embala. A lembrança nesse texto não é 'coisa-de-ancião'. Não se trata de concessão ao passado. Nem se trata de recordação ensimesmada, coisa que os antigos fazem por força de saber que cada dia é algo mais do que um simples fluxo que escoa. Lembrar é estabelecer percursos, idas e vindas, inspiração projetada. Aqui, assume-se o tempo como medida humana. Como história, emergindo de estórias." (Adriano Salmar Nogueira e Taveira - texto do prefácio)

Metadado adicionado por Editora e Livraria Letra Selvagem em 28/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/07/2025
Última alteração: 05/08/2025

Autores e Biografia

Nogueira, Francisco Sérgio (Autor) - Francisco Sérgio Nogueira nasceu em Franca, SP, em 18 de julho de 1941, caçula de nove irmãos filhos de Adelino Nogueira e Amélia de Castro Nogueira. Passou a infância na cidade natal, cercado de natureza e vida rural. Aos 19 anos muda-se para Campinas, SP. Em 4 de março de 1963 muda-se para Taubaté, SP, onde conhece Regina, com quem se casa em dois de julho de 1966, advindo dessa união quatro filhos. Formou-se em Direito em 1978. De Taubaté parte para morar com a família em outras cidades, em especial Cuiabá, MT, onde permanecem por sete anos, e Ubatuba, SP, onde vivem durante vinte e dois anos. Nesta cidade litorânea escreve grande parte de seus contos e crônicas, participando com sucesso de vários concursos literários. Atualmente, alterna residência entre Taubaté e Pindamonhangaba, SP.

Áreas do selo: HumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacional

Criada no Brasil, em 2007, a LetraSelvagem tem como objetivos incentivar o gosto pela leitura e promover a linguagem literária; promover atividades que estimulem a tomada de consciência pelas populações, povos e etnias submetidos a qualquer tipo de dominação; defender a produção literária,..

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.