Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Augusto dos Anjos: Obra completa



LITERATURA NACIONAL, AUGUSTO DOS ANJOS, POESIA, POETA, OBRA, OBRA COMPLETA, NOVA AGUILAR, POESIA BRASILEIRA, LETRAS


Sinopse

Se a poesia de Augusto dos Anjos (1884-1914) sempre desafiou rótulos, sua nova edição definitiva desafia o tempo. O selo Nova Aguilar, do Grupo Editorial Global, lança Augusto dos Anjos: Obra completa, um volume monumental que entrega ao leitor a mais completa e fiel compilação da produção do poeta paraibano.
Organizada pelo poeta e crítico Alexei Bueno – maior especialista em Augusto dos Anjos –, esta edição crítica é fruto de um trabalho exaustivo de fixação textual, que resgata a verdadeira voz do autor e elimina erros acumulados ao longo do século. O leitor encontrará aqui mais de duzentos textos inéditos, incluindo poemas da juventude, versos de circunstância e textos em prosa nunca antes publicados.
Seguindo o refinado padrão gráfico das edições da Nova Aguilar, a obra chega em box, com capa dura, fitilho e impressão em papel bíblia, como um relicário literário à altura do poeta que Otto Maria Carpeaux chamou de “o mais original de toda a literatura brasileira”.
Augusto dos Anjos é um caso único na literatura brasileira. Surgiu no ambiente simbolista, mas sua poesia densa, visceral e carregada de imagens expressionistas antecipou os rumos da poesia moderna – sem se confundir com o modernismo. Seu livro Eu, publicado em 1912, tornou-se um dos maiores clássicos da língua portuguesa, e sua obra influenciou gerações de poetas e escritores.
Esta edição da Nova Aguilar não apenas recupera o texto em sua forma mais pura, como também amplia o horizonte de leitura: uma extensa “Fortuna crítica” reúne análises de mais de vinte intelectuais de renome, de Hermes Fontes a Ariano Suassuna, além de uma iconografia inédita e uma bibliografia ampliada.
Com 720 páginas de versos imortais e mais um caderno iconográfico de 16 páginas, Augusto dos Anjos: Obra completa não é apenas um livro – é um acontecimento literário.
O relançamento, agora, ampliado, desta edição definitiva coloca novamente em evidência a genialidade de um poeta que desafiou convenções e imortalizou a angústia humana em versos de força inigualável.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Global em 14/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/05/2025
Última alteração: 14/05/2025

Autores e Biografia

Anjos, Augusto Dos (Autor) - Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no Engenho Pau d’Arco, Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. De uma família de proprietários de engenhos, assiste, nos primeiros anos do século XX, à decadência da antiga estrutura latifundiária, substituída pelas grandes usinas. Em 1903, matricula-se na Faculdade de Direito do Recife, formando-se em 1907. Ali teve contato com o trabalho A Poesia científica, do professor Martins Junior. Formado em Direito, não advogou. Muda-se para o Rio de Janeiro e dedica-se ao magistério. Lecionou Geografia na Escola Normal, depois Instituto de Educação, e no Ginásio Nacional, depois colégio Pedro II, sem conseguir ser efetivado como professor. Seu único livro publicado em vida, Eu, foi lançado em 1912. Surgido em momento de transição, pouco antes da virada modernista de 1922, é bem representativo do espírito sincrético que prevalecia na época, parnasianismo por alguns aspectos e simbolista por outros.; Bueno, Alexei (Organizador) - Alexei Bueno é poeta, ensaísta, crítico, tradutor e editor carioca. Reconhecidamente o maior especialista em Augusto dos Anjos, publicou vinte e um livros de poemas, além de mais de 120 títulos sobre arte, arquitetura, cinema e história, com edições no Brasil e no exterior. Recebeu prêmios como o Jabuti, duas vezes, Associação Paulista de Críticos de Arte, Fernando Pessoa, Academia Brasileira de Letras, Biblioteca Nacional, duas vezes, Candango de Literatura, entre outros.

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.