Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Estado de exceção na Argentina e no Brasil
uma perspectiva a partir da teoria crítica



Estado de exceção editora Nankin, Estado de exceção, estado de exceção na argentina e no brasil, estado de exceção na argentina e no brasil uma perspectiva a partir da teoria crítica, estado de exceção renato franco, estado de exceção miguel vedda, estado de exceção antonio a. s. zuin, coleção teoria crítica nankin, nankin teoria crítica estado de exceção


Sinopse

Estado de exceção na Argentina e no Brasil: uma perspectiva a partir da Teoria Crítica resulta da cooperação produtiva entre pesquisadores argentinos e brasileiros.

Adotando o prisma metodológico da radical teoria crítica da sociedade, capaz de relacionar aquilo que, por força das coisas, a realidade social tende a separar, os trabalhos aqui reunidos almejam esclarecer questões ou aspectos decisivos da experiência social e política da América Latina, particularmente nos dois países mencionados.

Para dizer com mais precisão: almejam identificar no presente os modos de incidência da experiência totalitária verificada no passado recente da região, que ainda hoje se mostra como força atuante, capaz de configurar a experiência social e política tanto da Argentina quanto do Brasil.

Nessa perspectiva, o horizonte do livro é o de estabelecer uma crítica radical com o consequente esclarecimento das formas de estado de exceção que foram ou ainda são? - predominantes tanto em um país quanto em outro.


Os organizadores



Autores deste volume: Jeanne-Marie Gagnebin - Alberto Bonnet - Martín Cortés - Silvia Schwarzböck - Miguel Vedda - Wolfgang Leo Maar - Renato Franco & Débora Cristina de Carvalho - Bruno Pucci - María Belforte - Francisco Garcia Chicote - Luiz Roberto Gomes - Santiago M. Roggerone - Luis Ignacio García - Ari Fernando Maia - Belarmino Cesar Guimarães da Costa - Vânia Gomes Zuin - Antônio Álvaro Soares Zuin

......................................

Sobre os organizadores:

Renato Franco é bacharel em Filosofia (USP), Mestre (IEL--Unicamp) e Doutor em Teoria Literária (Unesp); Pós-doutorado: Livre-docência em Filosofia (Unesp). Professor livre-docente (aposentado) da FCL Unesp Araraquara; Professor voluntário FCL-Unesp (atual). É autor de Itinerário político do romance pós-64: A Festa (Ed. Unesp); 10 lições sobre Walter Benjamin (Ed. Vozes). Co-organizador de Dialética Negativa, Estética e Educação (Ed.Alínea), de Políticas e poéticas do Inconformismo (Ed Azougue), Teoria Crítica na era digital: desafios (Ed Nankin), Teoria Crítica no Brasil e na América Latina (Ed. Nankin).


Miguel Vedda é doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, professor titular "plenário" de Literatura Alemã (UBA) e pesquisador principal do CONICET. Seus livros livros recentes são: La irrealidad de la desesperación. Estudios sobre Siegfried Kracauer y Walter Benjamin; Lukács: Estética e Ontologia (com Ester Vaisman), Arte e Sociedade (com Ester Vaisman), Leer a Goethe, Walter Benjamin. Experiência histórica e imagens dialéticas (com Carlos Eduardo J. Machado). Traduziu e editou obras de Goethe, Marx, Kafka, Lukács, Adorno e Kracauer, entre outros autores.

Antônio Álvaro Soares Zuin é professor titular do Departamento da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Educação pela Unicamp. Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig (Al.) e em Psicologia da Educação na Universidade de York (Inglaterra). Pesquisador do CNPQ, assessor da Fapesp. Coordenador do Grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica e Educação". Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais em revistas de política editorial seletiva.

***

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 07/02/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/02/2024
Última alteração: 07/02/2024

Autores e Biografia

Franco, Renato (Organizador), Vedda, Miguel (Organizador), Zuin, Antônio A. S. (Organizador)

Sumário

APRESENTAÇÃO - 7

1. ESTADO DE EXCEÇÃO: ENTRE CATÁSTROFE E NECROPOLÍTICA - 13
Jeanne-Marie Gagnebin.

2. FORMA E FORMA-ESTADO NA TEORIA CRÍTICA - 27
Alberto Bonnet

3. POR QUE, AINDA HOJE, O MARXISMO?
SOBRE AS FORMAS DA CRÍTICA DO PRESENTE - 45
Martin Cortés

4. A VIDA DE DIREITA. ESTÉTICA EXPLÍCITA E ESTADO DE EXCEÇÃO - 61
Silvia Schwarzböck

5. DESDOBRAMENTOS DO MAL NUM UNIVERSO SEM LIMITES - 79
AS NARRATIVAS DO HORROR NA ERA NEOLIBERAL
Miguel Vedda

6. ELEMENTOS DE UMA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA - 103
Wolfgang Leo Maar

7. TEORIA CRÍTICA E PENSAMENTO DIALÉTICO NO BRASIL:
O SUBDESENVOLVIMENTO COMO EXCEÇÃO PERMANENTE - 133
Renato Franco e Débora Cristina de Carvalho.

8. A ELABORAÇÃO DO PASSADO NO BRASIL EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO SELVAGEM - 155
Bruno Pucci

9. EMUDECER OU SOPRAR: FALSA CONSCIÊNCIA E DESAMPARO EXISTENCIAL - 169
NOS ESTRATOS MÉDIOS URBANOS ARGENTINOS. (UMA ATUALIZAÇÃO DOS ESTUDOS DE ERNST BLOCH E SIEGFRIED KRACAUER SOBRE OS EMPREGADOS)
Maria Belforte

10. FORMA AUTOBIOGRÁFICA, FORMA EVASIVA DA CLASSE MÉDIA ARGENTINA -185
Francisco Garcia Chicote

11. AUTORITARISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA - 203
Luiz Roberto Gomes.

12. DO CENTRO À PERIFERIA
A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE E A REALIDADE LATINO-AMERICANA - 219
Santiago M. Roggerone

13. ANACRONISMO, VIOLÊNCIA E INTERRUPÇÃO ATUALIDADE E TEORIA CRÍTICA - 247
Luis Ignacio Garcia

14. BIG DATA, BIG TECH E O COLAPSO DA DEMOCRACIA -265
Ari Fernando Maia

15. CULTURA DIGITAL: MEMÓRIA, VIOLÊNCIA ESTÉTICA E REGRESSÃO -275
Belarmino Cesar Guimarães da Costa

16. A INTERNET DAS COISAS E A APROPRIAÇÃO AUTORITÁRIA DA MEMÓRIA -287
Vânia Gomes Zuin & Antônio Álvaro Soares Zuin

NOTAS SOBRE OS ORGANIZADORES - 301
NOTAS SOBRE OS AUTORES -302



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.