Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Trinta anos do estatuto da criança e do adolescente
balanço e perspectivas



Direitos Humanos, Racismo, Famílias, Sistema Público Saúde, Trabalho infantil, Assistência social


Sinopse

Esta coletânea, como o próprio título indica, faz um balanço histórico‑crítico dos 30 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), buscando, ao mesmo tempo, apontar perspectivas para os anos vindouros, sem desconhecer os desafios postos pelo golpe parlamentar‑jurídico‑midiático de 2016 e a crise sanitária instalada pela pandemia da Covid‑19.

Reunindo textos de um valoroso grupo de professores(as), pesquisadores(as) e militantes na área dos direitos humanos de crianças e adolescentes, o livro traz para o debate diversos temas pertinentes ao Sistema de Garantia de Direitos, incluindo a legislação nacional e internacional, os conselhos de direitos e tutelares, e as políticas públicas.

Entre os temas abordados, inúmeros são aqueles que, de imediato, nos convocam ao pensamento e à ação, e dizem respeito tanto ao marco legal/doutrinário do ECA como à sua própria interpretação e implementação. A saber: pensar as infâncias plurais e não uma infância única tomada como norma; a incompletude institucional e não o modelo da instituição total; a recomposição do Orçamento Criança e não o desmonte e a precarização das políticas públicas; a afirmação e cumprimento dos quatro grandes princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança (não discriminação, melhor interesse da criança, direito à sobrevivência e ao desenvolvimento, respeito à opinião da criança) e não o retorno à divisão da infância brasileira entre “criança” e “menor”, como desejam os proponentes da redução da idade penal e da volta da palmatória e do trabalho infantil.

Finalmente, o livro nos insta a unir esforços para combater a situação de extrema desigualdade e violência existente na sociedade brasileira, herança do nosso passado colonial‑escravagista que ainda não passou.

(Esther Maria de Magalhães Arantes)

Metadado adicionado por Lamparina em 24/01/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/01/2023
Última alteração: 24/01/2023

Autores e Biografia

Campinha, Ebe (Organizador)

Sumário

Sumário

Prefácio
Trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: para nunca esquecer
Irene Rizzini

Apresentação
Ebe Campinha dos Santos, Fábio do Nascimento Simas e Rodrigo Silva Lima

Estatuto da Criança e do Adolescente, 30 anos: famílias e infâncias
Joana Garcia e Rosana Morgado

Os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: dilemas, paradoxos e desafios na era das ameaças
Fábio do Nascimento Simas e Maria Clara Arruda Barbosa

Racismo à brasileira contra crianças e adolescentes negros e 30 anos do ECA: novos e velhos desafios
Vanessa Cristina dos Santos Saraiva

Crianças e adolescentes e o desafio de efetivar direitos humanos: interfaces com o sistema público de saúde
Mariana Setúbal Nassar de Carvalho e Dolores Lima da Costa Vidal

Contextualizando o direito social à educação no Estatuto da Criança e do Adolescente: breve balanço crítico
Carlos Felipe Nunes Moreira

O trabalho infantil no Brasil e os desafios contemporâneos após 30 anos de ECA
Adriana Alice Gomes de Barros e Ebe Campinha dos Santos

O Conselho Tutelar: 30 anos de incompreensões com relação às atribuições e ao modus de funcionamento
Sérgio Henrique Teixeira

Assistência social, infância e adolescência: interfaces e lutas ao longo da história
Elizabeth Souza de Oliveira

Notas críticas sobre acolhimento institucional e familiar
Rodrigo Silva Lima e Natalia Figueiredo

Trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e o sistema socioeducativo no Brasil: o que temos a comemorar? 
Fabiana Schmidt

Sistema socioeducativo do Rio de Janeiro: prevenção e combate a tortura na pandemia de Covid-19
Graziela Contessoto Sereno, Ana Claudia Camuri e Aline Ribeiro Nascimento

A justiça juvenil restaurativa: um experimento de despraticar as normas
Pedro Roberto da Silva Pereira

Sobre os autores



Áreas do selo: ArtesAutoajudaConcurso públicoEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

A Lamparina editora foi criada em 2004, no Rio de Janeiro. No catálogo inicial, obras de literatura — ensaios, romances, textos infantojuvenis, poesia e teatro. Em 2007, a Lamparina incorporou ao catálogo títulos da DP&A editora. O nome é inspirado na infância da editora Tereza Andrade – que lia à luz de lamparina quando criança –, e uma referência ao objeto, que, com querosene ou óleo, é combustível ao saber, ao conhecimento, à curiosidade. Pavio que, aceso, produz chama que ilumina. Hoje, com o designer Fernando Rodrigues como sócio e responsável pela produção editorial e gráfica, a Lamparina abrange em seu catálogo obras de excelência de ciências humanas e sociais, comunicação, arte, direito, educação e pedagogia, filosofia, geografia, história, ciências políticas, arquitetura e urbanismo. Nossos títulos e autores receberam reconhecimento em prêmios, indicações a prêmios literários e/ou foram adotados em programas de fomento à leitura, além de citados em trabalhos e recomendados em bibliografias para concursos de relevo. Com 16 anos de existência, Lamparina publicou obras dos mais respeitados pensadores e pesquisadores brasileiros e internacionais, referências em vários centros de ensino. Entre os nossos autores e ilustradores estão Heliana Conde, Stuart Hall, Milton Santos, Massimo Canevacci, Rosimeri de Oliveira Dias, Regina Abreu, Donaldo Schüler, Maria Esther Maciel, Antonio Negri, Walter Omar Kohan, Elvira Vigna, Maria Amália de Oliveira, Lília Ferreira Lobo, Erika Moreira Martins, Maria Lúcia Lemme Weiss, Márcio Piñon, Julia Adão Bernardes, Estela Scheinvar, Ana Clara Torres Ribeiro, Catia Antonia Silva, Henri Acselrald, Hassan Zaoual, Marcio Caetano, Paulo Malgaço da Silva Junior, Acácio Augusto. #lamparinaeditora #leialamparina

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.