Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Kimbi e a magia na floresta



kimbi, magia na floresta, kimbi e a magia na floresta, floresta, literatura, literatura juvenil, literatura infantojuvenil, literatura angolana, contos, angola urbana, angola rural, angola mítica, literatura ilustrada, ilustrações, fernando carlos, fernando adão carlos, kel, kevelyn oliveira, contos populares africanos, contos africanos, angola, luanda, contos angolanos


Sinopse

“Ao longe o pai reconheceu o mais velho, que estava no meio da meninada a contar estórias...”

Kimbi e a magia na floresta traz em primeira mão para o Brasil a escrita tão bonita, colorida, delicada e inventiva do escritor angolano Fernando Carlos, jovem nascido em 1979 na capital Luanda, que em seus textos faz uma rica aproximação entre a Angola urbana, a Angola rural e a Angola mítica.
Composto por dois contos interligados, “Kimbi” e “A magia na floresta”, o livro escrito por Fernando é o ponto de partida para a narração de várias histórias, que acontecem tanto no plano textual, como no plano visual.
Em “Kimbi”, Yala e Wime, dois meninos que vivem em Luanda, na Angola urbana, vão de férias para a aldeia Nzoji para finalmente conhecerem o avô Kapala, griô que concentra a sabedoria ancestral do povoado. É lá que conhecem o menino Kimbi. Juntos, os três viverão aventuras que os modificarão para sempre.
Na fábula “A magia na floresta”, que dá acesso à Angola mítica, espécie de encontro entre a Revolução dos bichos com A arca de Noé, a bicharada tem uma série de problemas a enfrentar após a grande devastação que uma Tempestade causou ao seu habitat: como arrumar moradia para todos?; como assegurar que cada bicho viva como e com quem quiser?
Os dois contos se interligam textual e visualmente, e para isso contam com as ilustrações de outro jovem, o brasileiro Kel, que constrói uma fabulosa sinfonia visual cheia de cores.
Das cores presentes em Angola. Das cores presentes no Brasil.

LIVRO VENCEDOR DO PRÊMIO FNLIJ 2023 PRODUÇÃO 2022 NA CATEGORIA "LITERATURA ESTRANGEIRA EM LÍNGUA PORTUGUESA".
LIVRO AGRACIADO COM O SELO ALTAMENTE RECOMENDÁVEL FNLIJ 2023 PRODUÇÃO 2022 NA CATEGORIA "LITERATURA ESTRANGEIRA EM LÍNGUA PORTUGUESA".
LIVRO AGRACIADO COM A MEDALHA DE BRONZE DO BDA PRÊMIO BRASILEIRO DE DESIGN NA CATEGORIA "ILUSTRAÇÃO".

Especificações físicas

Capa dura com reserva de verniz UV colorido
Formato 14 x 19 cm
64 páginas
Papel offset 150 g/m2 (miolo), papel cartão 250 g/m2 (capa)
1ª edição: dez. 2022

Faixa etária

Para leitores a partir de 12 anos.

Sobre o autor

FERNANDO CARLOS nasceu em Luanda, Angola. É ator, dramaturgo, slam poet e escritor.
Atuou e escreveu as peças Janelas para o nada, A praça do conto, Issunje Kakulo e Kabaça, além de Sonhos de rua, peça vencedora do Festival Internacional de Cazenga (Festeca) 2013.
Participa de Slam de poesia falada desde 2016 e em 2017 foi vencedor do Luanda Slam com o poema Manifesta.
Publicou o seu primeiro livro, Ritmos da luta, em 2018, pela editora angolana Asas de Papel.
Em 2020 venceu o Slam Tundawala, em Angola, e o Prémio Matilde Rosa Araújo (Trofa, Instituto Camões), em Portugal, na categoria Lusofonia, com o conto A bicicleta Avó-Mãe.

Sobre o ilustrador

KEL (KEVELYN OLIVEIRA) nasceu em São Paulo, Brasil. É designer e artista gráfico. Sempre busca retratar o cotidiano de forma lúdica, trazendo camadas de suas vivências em seus trabalhos.
Memórias de uma girafa (Edições Barbatana, 2016), livro sanfonado com texto de Clarice Ferreira Verano e Paulo Verano, foi a primeira obra que ilustrou, selecionada para integrar o FNLIJ’s Selection of Brazilian Writers, Ilustrators and Publishers 2017, catálogo organizado anualmente pela FNLIJ para divulgação do livro brasileiro na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair).
Teve projetos de design premiados no Brasil Design Award 2021, e participou como jurado na edição de 2022.

Como a Barbatana chegou até este livro?

“Kimbi e a magia na floresta começa em 2019, quando a Barbatana recebe um e-mail gentil de um jovem escritor chamado Fernando Adão Carlos.
Mora em Luanda, Angola, gostou de livros nossos que ganhara de presente (nossos livros em África?) e resolve nos enviar os dois contos, “Kimbi”, que traz a história de dois meninos da Angola urbana que vão de férias para a Angola rural, e “A magia na floresta”, espécie de Revolução dos bichos misturada com A arca de noé, em que a Floresta é a porta para a Angola mítica.
Entre uma e outra história editadas separadas, as duas juntas! Eis a que chegam os editores Angela Mendes e Paulo Verano após suas leituras.
O contato com Fernando também é por meio da mensagem na garrafa que vai de um lado para o outro do Atlântico. E, por vários motivos internéticos – que incluem uma ampla busca de Paulo por Fernando em várias plataformas –, o encontro virtual entre editores e escritor só acontece no fim de 2020 – época que coincide com o rapaz ganhando um prêmio de contos promovido pelo Instituto Camões, de Portugal.
A partir de 2021, outro jovem entra na história, o ilustrador Kel, Kevelyn Oliveira, de quem Angela já havia sido professora, que já ilustrara o nosso primeiro livro em 2016 e desde então dera um enorme salto.
Kel constrói uma polifonia de imagens e cores que interligam as duas narrativas, transformando-as no que se transformaram: uma sinfonia visual em que Angola urbana, Angola rural e Angola mítica se mesclam.
Literatura ilustrada para crianças a partir de 12 anos até os 112 anos.
No final de 2022, porque as coisas levam tempo, com o livro pronto, começam as investigações gráficas que, após visita de Angela à Ipsis Gráfica e Editora, nos levam ao seu sistema de impressão +Color, em que as cores – que em Kimbi também narram – se maximizam.
Kimbi e a magia na floresta sai da gráfica no final de dezembro, como um presente de Natal, espelhando na forma toda essa odisseia: capa dura com verniz colorido teimosamente aprovado, formato gostoso de pegar na mão, uma infinidade de universos em cada parágrafo ou ilustração, uma profusão de cores, cheiros, sensações.
Que Kimbi e a magia na floresta chegue bem. Ao Brasil. A Angola. A Portugal. Aonde quiser.”
Os editores

Metadado adicionado por Edições Barbatana em 05/01/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/01/2023
Última alteração: 18/01/2024

Autores e Biografia

Carlos, Fernando (Autor), Kel (Ilustrador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.