Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O marxismo exposto



Marx, Engels, Hegel, Socialismo, utopia, maisvalia, ateísmo, idealismo


Sinopse

O socialismo recrudesceu e suas ideias ultrapassadas ainda impregnam valores e sociedades. Países como Venezuela, Cuba e Nicarágua estão aí para dizer que segue vivo e na China ainda são ostentados cartazes com a figura de Marx. Mesmo nos países ditos capitalistas, há toda uma mentalidade socialista que influencia e muito a sociedade. Conceitos como “tudo tem base econômica”, “exploradores e explorados” etc. ainda povoam o ambiente intelectual e as universidades do mundo todo. Seus erros são ocultados, seus fundamentos são propagados como se fossem verdades absolutas e defendidos com unhas e dentes.
Mesmo depois do colapso do socialismo real após 1989, o marxismo segue vigoroso principalmente na vertente chamada de “cultural”, e também na sua forma “clássica”. Nos anos 1990 não faltaram pessoas que diziam que o marxismo e suas variantes estavam mortos, houve mesmo o trabalho de Fukuyama que dizia que o capitalismo havia vencido e a “História havia terminado”. Doce ilusão.
Marx não foi o pai do socialismo, mas conseguiu fazer uma sistematização, ainda que totalmente errada, e esse trabalho metódico impulsionou a corrente socialista, de modo que muitos pensadores divulgaram e ampliaram seu trabalho levando a sua ideologia corrupta para todos os locais. Desta forma, Lenin conseguiu liderar a Revolução de 1917 na Rússia, que inspirou movimentos similares na Alemanha, Hungria etc. Mas, foi somente no pós-guerra (depois de 1945) que o socialismo se impôs mundialmente, época na qual muitas nações aderiram ao sistema.
Marx baseou seu trabalho em ideologias que existiam na França, Inglaterra e Alemanha (designação geográfica). Desta maneira, da França, ele incorporou elementos do iluminismo, de Rousseau e do Socialismo Utópico. Da Inglaterra, ele retirou elementos do pensamento econômico e a Revolução Industrial deu argumentos para ele. E por fim, da Alemanha, ele se baseou no Idealismo alemão, há muito de Hegel e de Feuerbach em seu trabalho, mas também algo de Kant. O marxismo pretende uma visão completa de mundo, em que todos os aspectos referentes ao Direito, Filosofia, Economia etc. se encontrariam presentes. Ou seja, o pensamento de Marx, além de errado, é ambicioso e petulante.

Metadado adicionado por Flos Carmeli Edições em 08/09/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/09/2023
Última alteração: 19/09/2023

Autores e Biografia

Andrade, Marcelo (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.