Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

História dos Estados Unidos
sem mitos



Estados Unidos, América, Liberalismo, Capitalismo, Comunismo, Yankee, founding fathers


Sinopse

A história dos Estados Unidos é de grande importância para a sociedade contemporânea, porque trata-se de um país emblemático que possui uma cultura e uma civilização que ajudaram a moldar o mundo atual. Por ser a nação mais rica, poderosa e influente do mundo atualmente, a história dos Estados Unidos é repleta de acontecimentos importantes que marcaram a história mundial, especialmente na esfera cultural, na qual os EUA exercem forte influência sobre diversas regiões do planeta.
Do nascimento à ascensão dos Estados Unidos ao status de potência mundial e, posteriormente, ao tornar-se superpotência, foram vários estágios: a colonização (as Treze Colônias), o Processo de Independência, a expansão territorial, a Guerra de Secessão, a industrialização, a Primeira Guerra Mundial, o Período Entre Guerras, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. No começo do séc. XX, os Estados Unidos já eram uma grande força mundial e saíram da Segunda Guerra Mundial como a maior potência do mundo, indiscutivelmente.
Por outro lado, a história dos Estados Unidos é recheada de mitos e de fantasias. Assim, diz-se que teria uma bela história, que teria sido “colônia de povoamento”, que os “founding fathers” (“pais fundadores” da nação) foram pessoas irrepreensíveis, que é a terra da liberdade, que lutou contra o comunismo etc. Por conseguinte, o que a história real revela é algo diferente dos mitos. Desta forma, por exemplo, os EUA abusaram e muito dos mais fracos, numa guerra contra o México e em outra contra as Filipinas, episódios hoje quase esquecidos pela historiografia. E na suposta luta contra o comunismo, o que se viu, na realidade, foi um comportamento, no mínimo, dual.
Normalmente, as críticas que são feitas aos Estados Unidos são realizadas pelo ângulo errado e tosco da ideologia marxista, de modo que os comunistas acusam os EUA de serem imperialistas (ainda que Marx tenha defendido os EUA contra o México, na guerra entre eles), de promoverem desigualdades, de defenderem o capitalismo etc. Muitos direitistas, por seu lado, tendem a “endeusar” os EUA, fechando os olhos para verdades inconvenientes e reforçando os falsos mitos históricos. Tanto num caso quanto no outro, as visões devem ser combatidas.
Este livro é consequência natural de várias aulas proferidas por mim quer presencialmente quer gravadas na “Internet”. Até a independência dos EUA em 1776, será utilizado mais frequentemente o termo “Treze Colônias” e depois dessa data, “Estados Unidos” ou “EUA”. Quanto ao gentílico, será usado o termo “americano”. E serão utilizados, também, indistintamente, os nomes Inglaterra e Império Britânico, assim como “ingleses” e “britânicos”, por força do hábito. Os relatos contidos neste trabalho referem-se a fatos e questões históricas relevantes, buscando acima de tudo trazer uma reflexão objetiva sobre os Estados Unidos em um contexto geral, sem mitos e que abrange desde o período colonial até o ano de 2016.
A história dos Estados Unidos é de grande importância para a sociedade contemporânea, porque trata-se de um país emblemático que possui uma cultura e uma civilização que ajudaram a moldar o mundo atual.

A história dos Estados Unidos é recheada de mitos e de fantasias. Assim, diz-se que teria uma bela história, que teria sido “colônia de povoamento”, que os “founding fathers” (“pais fundadores” da nação) foram pessoas irrepreensíveis, que é a terra da liberdade, que lutou contra o comunismo etc. Por conseguinte, o que a história real revela é algo diferente dos mitos. Desta forma, por exemplo, os EUA abusaram e muito dos mais fracos, numa guerra contra o México e em outra contra as Filipinas, episódios hoje quase esquecidos pela historiografia. E na suposta luta contra o comunismo, o que se viu, na realidade, foi um comportamento, no mínimo, dual.

Metadado adicionado por Flos Carmeli Edições em 04/07/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/07/2023
Última alteração: 04/07/2023

Autores e Biografia

Andrade, Marcelo (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.