Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O duelo



clássico, literatura russa, Anton Tchékhov, novela, a arte da novela, Grua livros


Sinopse

Ivan Andrêitch Laiévski, um jovem com seus 28 anos, apaixona-se por Nadiejda Fiódorovna, uma mulher casada, que abandona o marido por ele. O casal enamorado muda-se da cosmopolita e efervescente São Petersburgo para uma pequena cidade no Cáucaso, às margens do Mar Negro. Buscam a simplicidade, um futuro em que teriam um pedaço de terra, discutiriam seus filósofos favoritos, como Spencer, criariam uma pequena vinícola. A realidade, porém, mostra-se diferente. Laiévski passa a se desinteressar por Nadiejda e a entregar-se à bebida e ao jogo, que ele introduz na região. Sua vida desregrada é alvo da animosidade da forte figura do zoólogo Von Koren, que o detesta. Entre os dois, está o compreensivo e conciliador médico militar Samóilenko, mediador involuntário de duas maneiras de ver o mundo e que se equilibra nas amizades e nos pontos de vista, procurando distensionar a relação até onde lhe é possível.
Laiévski sente-se encurralado pelo cotidiano que o enfastia e procura uma saída. Voltar a São Petersburgo. Deixar Nadiejda. Outra vez a realidade o confronta.
O duelo, publicado em 1891, é das narrativas mais longas de Tchékhov. Um breve período de convivência, durante as férias de verão, com o zoólogo Vladimir Vagner, defensor do Darwinismo Social, foi a inspiração para o personagem Von Koren.

Metadado adicionado por Grua Livros em 25/03/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/03/2024
Última alteração: 05/08/2024
Última alteração de preço: 05/08/2024

Autores e Biografia

Tchékhov, Anton (Autor) - ANTON PAVLOVITCH TCHÉKHOV nasceu em 1860 na pequena cidade de Taganrog, na Rússia. Em 1876, devido a sérias dificuldades financeiras, seus pais se mudam com seus cinco irmãos para Moscou, enquanto Tchékhov permanece em Taganrog, dando aulas particulares para se sustentar até terminar a escola. Em 1879, já em Moscou, começa a cursar Medicina. Como forma de ajudar a prover sua família, que vivia numa situação muito precária, escreve escretes, cenas cotidianas, crônicas bem humoradas, por vezes assinadas com pseudônimo, que são contratadas e publicadas por periódicos moscovitas. Em 1886, exercendo o ofício de médico e com certo reconhecimento por seus contos, passa a colaborar no jornal Novoye Vremya. Algumas de suas famosas histórias, como a novela O duelo (1891), teriam sua primeira edição lá. Em 1888 é laureado com o prestigioso prêmio Puchkin de literatura. Autor de várias centenas de contos, Tchékhov é considerado até hoje um dos grandes mestres do gênero, no qual imprimiu sua marca, transformando-o. Alguns dos mais conhecidos são O Camaleão (1884), A casa com mezanino (1896), A dama do cachorrinho (1899) e O bilhete premiado (1886). Também se destaca e inova como dramaturgo, com peças como A gaivota (1896) e As três irmãs (1901). Anton Tchékhov morre em 1904, vítima da tuberculose, doença que lhe havia sido diagnosticada em 1897. ; Rosas, Cecília (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.