Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Santa Muerte
culto e devoção



Niña Blanca, Umbanda, Rosa Caveira, chacras, México, América Latina, Santísima Muerte


Sinopse

Esta obra apresenta uma síntese sobre a Santa Muerte, culto originado no México que abarca tanto elementos pré-hispânicos quanto do Catolicismo. São explicadas suas origens, elementos, correlações, bem como os estigmas, medos e terrores atribuídos a ela pelo senso comum.

A Santa Muerte é uma forma de devoção popular e sincera que tem auxiliado inúmeras pessoas a encontrar a plenitude ou a se reerguer de tragédias pessoais e coletivas. A familiaridade com Santa Muerte, a criatividade e a liberdade nas formas de cultuá-la encantam a todos que encontram na Niña Blanca uma mãe, uma amiga, uma mentora e uma companheira que auxilia indistintamente a todos e todas a transitar pelos ciclos da vida, em suas incontáveis mortes e renascimentos.

Venerada sobretudo pelas populações periféricas – não apenas no México, mas em toda a América Latina e nos Estados Unidos –, a Santa Muerte representa um fio de esperança e uma alternativa a diversas comunidades, como a de presidiários, por exemplo. Então, devido ao seu caráter transgressor e por ser muitas vezes mal compreendida, esse culto acabou caindo no gosto de alguns narcotraficantes, o que, erroneamente, levou tanto as religiões quanto as classes sociais hegemônicas a estigmatizarem a figura da Santa Muerte, bem como a de seus devotos.

No Brasil, sobretudo pela aproximação com as “entidades de calunga”, Santa Muerte tem sido recebida de braços abertos nas religiões de terreiro, o que não exclui cultos particulares ou de outros grupos.

Metadado adicionado por Editora Aruanda em 08/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786580645046 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786580967063 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 08/07/2025
Última alteração: 08/07/2025

Autores e Biografia

Barbosa Júnior, Ademir (Autor) - Ademir Barbosa Júnior (Pai Dermes de Xangô) nasceu em Piracicaba (SP) em 1972. É dirigente da Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas. Santamuertista, é também adepto da bruxaria natural. Doutorando em Comunicação, mestre em Literatura Brasileira, pós-graduado em Ciência da Religião e graduado em Letras, é professor e terapeuta holístico. Já coordenou fóruns, eventos e dirigiu quatro curtas-metragens. Foi idealizador e presidente da Associação Brasileira de Escritores Afro-Religiosos (Abeafro) e presidente do Fórum Internacional de Umbanda, em Leiria (Portugal). Vencedor de diversos prêmios, possui dois títulos de Doutor Honoris Causa. Em 2019, foi eleito para a Academia Independente de Letras. Publicou mais de uma centena de livros com traduções para diversos idiomas. Pela Editora Aruanda, publicou Peregrinas de Aparecida: pelas águas de Oxum (Aruanda Livros, 2019) e Flores de Obaluavelho: poemas ancestrais de hoje (Borboleta de Aruanda, 2020).

Áreas do selo: HumanidadesReligião / Espiritismo

Selo da Editora Aruanda destinado aos livros de não-ficção. Publicamos fundamentos, doutrina, ensaios, dissertações e filosofia umbandista. Com esse selo, pretendemos ser reconhecidos como a casa dos pensadores de axé, publicando conceitos e estudos com grande apuro editorial.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.