Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Rosa Luxemburgo
atualidade da análise política, da teoria econômica e da crítica do direito



Gonçalves, Guilherme Leite (Organizador) , Barreira, César Mortari (Organizador)

Guilherme Leite Gonçalves, César Mortari Barreira, Rosa Luxemburgo, Esquerda em Movimento, Democracia, Revolução Russa, Socialismo, Capitalismo, Liberdade, Karl Marx, Marx, György Lukács, Lukács, Vladimir Ilyich Ulianov, Lênin, Ditadura, Proletariado, Classe, Estado, Dominação, Direito, Crise, Macroeconomia


Sinopse

Esta obra é um retorno à teoria da democracia e à crítica da economia política de Rosa Luxemburgo, com descobertas reveladoras. A razão antidogmática da autora tem permitido a abertura de caminhos críticos, avessos à ortodoxia, e, dentre eles, o primeiro percorrido aqui discute a relação entre capitalismo e dominação política. Apreensiva com os riscos de autoritarismo na Rússia revolucionária, Luxemburgo reflete sobre a relevância da democracia no socialismo. Com isso, levanta questões sobre a participação de baixa intensidade do Estado burguês e a necessidade de alargar as instituições à maioria popular, como condição de mudança social.
O segundo caminho desvela a complexidade da teoria luxemburguista da acumulação do capital. Para a autora, a dinâmica capitalista sempre esbarra em limites que bloqueiam a possibilidade de efetivação do mais valor criado. Para superá-los, recorre a espaços não capitalistas que, violentamente tomados, podem realizar a mais-valia por completo. Nos textos aqui apresentados, diferentes gerações se confrontam com essas duas discussões; ora são críticas, ora entusiastas. O resultado é um reexame consistente que mostra a importância de Luxemburgo para entender as violências do capitalismo, hoje escancaradas entre nós.
Nascida de um experimento didático às vésperas do novo autoritarismo brasileiro, esta obra transbordou para análises experimentadas. Uma reunião que reconhece a força de Luxemburgo para o pensamento e lutas sociais. Conforme o chamado de Eduardo Galeano, o sapato de Rosa foi recolhido. E que ele continue a ser recolhido cada vez mais.

Metadado adicionado por Mauad Editora em 04/05/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/05/2022
Última alteração: 06/05/2024
Última alteração de preço: 06/05/2024

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.