Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Contas e contos
encantos ancestrais



Candomblé, macumba, LGBT, LGBTQAPN+, Umbanda, Quimbanda, batuque, Jurema, orixá, Exu, Oyá, afrorreligioso, afro-religioso, homofobia, racismo religioso, xirê


Sinopse

Em Contas e contos: encantos ancestrais, Adeloyá OjúBará compartilha um universo rico e pulsante de vivências, fé e resistência. Em sua obra, o ativista não binárie e fotoativista desafia narrativas colonizadoras e racistas ao apresentar em seus contos a sabedoria ancestral dos Orixás, sem as amarras da cosmovisão europeia. Com uma escrita poética e profunda, o livro traz contos que refletem a espiritualidade iorubá diaspórica, revelando o poder ancestral das divindades africanas, como Exu e Iansã, e das figuras femininas que quebram os padrões patriarcais.

Esta obra, além de ser um marco na literatura de axé contemporânea, oferece uma reflexão essencial sobre identidade, ancestralidade e resistência. É uma celebração da liberdade e do respeito aos diferentes modos de existir e crer, sendo, portanto, uma leitura indispensável para quem busca entender a riqueza da cultura africana e o enfrentamento das injustiças e do racismo estrutural que ainda persistem no Brasil.

Neste livro, Adeloyá, que se tornou referência nacional em fotografia de terreiro, usa a própria vivência como veículo para o combate ao racismo religioso e às opressões de gênero e de sexualidade. Por meio deste trabalho, ele reitera sua luta pela visibilidade e o respeito às tradições afro-brasileiras, especialmente na proteção e valorização dos espaços de culto.

Metadado adicionado por Editora Aruanda em 10/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/07/2025
Última alteração: 10/07/2025

Autores e Biografia

OjúBará, Adeloyá (Autor) - Adeloyá OjúBará é fotoativista, autista nível 1 de suporte, pessoa não binárie, filho de Exu e Iansã. Nascido no Paraná, renasceu na Bahia. Começou a profissionalizar-se a partir de 2011, e foi a arte fotográfica que o levou ao encontro de seu propósito de vida: o Orixá e a fotografia de terreiro. Atuando há mais de dez anos nesse segmento, é referência nacional na área, tendo exposto suas fotos na Itália, no Uruguai e em vários estados de nosso país. A paixão pela fotografia e pelas palavras geram uma intensa movimentação em suas redes sociais (@adeloyaoficial), onde é acompanhado por mais de 250 mil pessoas, uma vez que o fotoativismo é mais uma ferramenta na luta contra o racismo religioso e as opressões de gênero e sexualidades.; Onisajé (Prefácio) , Akotirene, Carla (Posfácio)

Áreas do selo: Religião / Espiritismo

O selo Aruanda Livros, da Editora Aruanda, publica livros de ficção, como romance, novela e poesia, bem como livros de relatos e biografias. Todos os livros publicados por este selo possuem, em seu pano de fundo, a temática umbandista. Podem ser psicografados ou inspirados. Os aprendizados de nossa religião também podem ser passados durante momentos de leitura e entretenimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.