Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Corregidora



Gayl Jones, Alice Walker, Toni Morrison, James Baldwin, Audre Lorde, literatura afroamericana do século XX, Kentucky, Octavia E. Butler, Tayari Jones, ficção histórica, protagonismo feminino, relacionamentos abusivos, amor, amizade, sanidade, oralidade, liberdade, Apanhadora de pássaros, Prêmio Pulitzer, National book award, Amada, A cor púrpura, Maya Angelou, poder da memória histórica para moldar vidas


Sinopse

Ambientado entre o fim dos anos 1940 e 1970, Corregidora conta a história da personagem Ursa Corregidora, mulher negra, cantora de blues, no Kentucky. Ao mesmo tempo que busca conquistar espaços para desenvolver sua carreira e viver de sua arte, Ursa atravessa relacionamentos tumultuados e ocasionalmente violentos. Em uma das agressões sofridas, passa por uma histerectomia e precisa lidar com a frustração e a angústia por não ser capaz de atender ao apelo de suas antepassadas para “dar à luz novas gerações”, o que seria fundamental para continuar a tradição oral que evitaria o apagamento da realidade da vida sob a escravatura — sua família leva o nome do proprietário de escravos português que foi genitor tanto da mãe como da avó de Ursa, uma prova irrefutável das terríveis violências sofridas por mulheres escravizadas. Contar histórias, portanto, se torna a sua grande missão, e é nessa prática que ela busca superar seus traumas geracionais e as tristezas do presente.

Descoberto e editado por Toni Morrison, Corregidora é o romance de estreia de Gayl Jones, publicado em 1975. Entre os inúmeros méritos da autora nessa obra impactante estão o domínio da linguagem, que aproxima o leitor das vivências e da interioridade dos personagens, e a capacidade de registrar a um só tempo dilemas pessoais que traduzem as dores de uma população inteira.

Metadado adicionado por EDITORA INSTANTE em 18/06/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786587342849 (ISBN do e-book em ePUB)
9786587342474 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786587342467 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 18/06/2025
Última alteração: 20/06/2025

Autores e Biografia

Jones, Gayl (Autor) - Romancista, poeta, dramaturga, professora e crítica literária, Gayl Jones nasceu em Lexington, Kentucky, em 1949. É figura-chave na literatura afro-americana do século XX escrita por mulheres, ao lado de Toni Morrison, Audre Lorde, Alice Walker, Octavia E. Butler e Tayari Jones, entre outras. Frequentou o Connecticut College e a Universidade Brown e lecionou no Wellesley College e na Universidade de Michigan. É autora dos romances Corregidora, Eva’s Man [O homem de Eva], The Healing [A cura] — finalista do National Book Award e Livro Notável do Ano de acordo com o New York Times —, Mosquito e Palmares — sua primeira publicação em mais de vinte anos, finalista do Prêmio Pulitzer de ficção de 2022 e vencedor de inúmeros outros prêmios. Apanhadora de pássaros foi publicado originalmente em alemão, sob o título Die Vogelfängerin, em 1986, e somente em 2022 foi lançado em seu idioma original, o inglês. A obra é a primeira da autora publicada no Brasil (Editora Instante, 2023). Seu livro mais recente, The Unicorn Woman [A mulher unicórnio], foi finalista do Prêmio Pulitzer de ficção em 2025 e será publicado pela Editora Instante. ; Roriz, Cássia (Ilustrador) , Rizzi, Nina (Tradutor) , Yoshikawa, Fabiana (Capista)

Áreas do selo: HumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacional

Livros que abordam as questões humanas para leitores que questionam o mundo e a si mesmos. A Editora Instante quer atender às necessidades de um público exigente, de alma sensível, que questiona o mundo e a si mesmo. Nosso catálogo inclui obras de autores contemporâneos sobre temas discutidos na atualidade e reedições de grandes clássicos que fazem referência ao momento presente, proporcionando ao leitor entretenimento aliado à reflexão. Nossos livros tratam daquilo que chamamos instantes da vida (real ou fictícia), ou seja, questões humanas e experiências de vida relacionadas a assuntos que instigam a empatia, proporcionam insights e inspiram respostas que podem levar à transformação pessoal calcada na história de personagens profundos e que tenham vivido jornadas de superação. Tudo isso em linguagem acessível, sem ditar regras nem receitas. Romances, contos, crônicas, biografias, filosofia, autoconhecimento, ficção e não ficção – nossos livros têm como característica uma edição que prima pelo cuidado com a qualidade textual e gráfica, para condizer com a densidade das histórias e proporcionar ao leitor uma experiência completa.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.