Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

CEP 20.000
uma utopia falada



poesia, cep 20.000, performance


Sinopse

O livro reúne uma multidão em suas páginas para contar uma história do CEP 20.000, um evento que segue acontecendo e se transformando, e convidando mais e mais artistas e públicos numa trajetória em permanente progresso – um acontecimento feito essencialmente de pessoas, ao redor da arte, da festa, da poesia – e dos encontros.

Construindo um retrato inédito, profundo e detalhado de uma das mais interessantes e longevas cenas culturais do Brasil, o livro CEP 20.000 – UMA UTOPIA FALADA, de Vitor Paiva, percorre as três décadas de atividades do Centro de Experimentação Poética, ou CEP 20.000. O evento de poesia falada e experimentação artística ocupa mensalmente, desde sua criação, em agosto de 1990, o Espaço Cultural Sérgio Porto, teatro localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, tornando o ponto em um local especialmente pulsante, ao convidar artistas consagrados e estreantes a apresentarem suas criações nas mais variadas formas de expressão artística, diante de uma plateia formada por jovens de todas as idades.

Criado pelos poetas Guilherme Zarvos e Chacal, o CEP confirmou-se, ao longo dos anos e gerações, como o mais interessante e amplo palco da cidade, com enfoque especial na poesia lida e falada, mas igualmente aberto à música, à performance, ao teatro, à dança, às tentativas, aos acertos e erros – em uma trajetória que reúne literalmente milhares de artistas. A história do CEP 20.000 – suas raízes, sua criação e sua manutenção – é retratada no livro feito uma grande aventura cultural, posicionando o evento como parte de uma linha histórica da contracultura, que remonta ao Cabaret Voltaire do início do século XX, à geração beat nos EUA dos anos 1950, aos hippies dos anos 1960, à poesia marginal dos 1970, ao punk da virada pros 1980, e mais.

“O CEP é uma “célula” revolucionária. Abrigou gerações e não deixou que se apagasse a chama poética durante todas essas décadas. É um lugar de encontro com toda a potência e abrangência que o encontro pode ter. É afinal a aproximação de vida e arte tão sonhada, é escola, e afeto, é treinamento, é paquera, é poesia”

Heloisa Buarque de Hollanda

Metadado adicionado por Numa Editora em 17/04/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/04/2023
Última alteração: 07/02/2024

Autores e Biografia

Paiva, Vitor (Autor), Paiva, Diego (Projeto gráfico), Mosé, Viviane (Orelha)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.