Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A sociedade autofágica
capitalismo, desmesura e autodestruição



filosofia, psicanálise, capitalismo, Wertkritik, teoria do valor, forma mercadoria, mais-valia, economia, sustentabilidade, sujeito, formação do sujeito, crise do sujeito, filosofia contemporânea, amok, Descartes, Kant, Lasch, Freud, narcisismo, moral, pulsão de morte, autofagia, crescimento econômico


Sinopse

O mito de Erisícton nos fala de um rei que se devorou porque nada satisfaria sua fome, punição divina por ultrajar a natureza. A partir dessa metáfora potente, Anselm Jappe analisa o que chama de "pulsão de morte do capitalismo": uma explosão de violência extrema gerada pela perda de sentido e pela negação dos limites, características de uma sociedade regida pela mercantilização. Para tanto, Jappe propõe retomar o diálogo com a tradição psicanalítica e desistir da ideia, forjada pela razão moderna, de que o sujeito é um indivíduo livre e autônomo; ao contrário, é fruto da internalização das restrições impostas pelo capitalismo e portador de uma combinação letal entre narcisismo e fetichismo da mercadoria. Neste contexto, "desenredar os infinitos fios da meada que leva os indivíduos a colaborar — em diversos graus — com o sistema que os oprime" seria a palavra de ordem para uma verdadeira "mutação antropológica", capaz de reinventar a felicidade, livre das categorias capitalistas.

Metadado adicionado por Editora Elefante em 17/05/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786587235554 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 17/05/2024
Última alteração: 17/05/2024

Autores e Biografia

Jappe, Anselm (Autor)

Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacional

Desde 2011, publicamos livros de não-ficção sobre diversos temas, entre os quais: feminismo, antropologia, América Latina, descolonização, alternativas. Temos em nosso catálogo mais de 100 livros, incluindo alguns HQs e livros de poesia. Conheça nossos títulos, amplifique as discussões e amplie as perspectivas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.