Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

eBook

O campo literário moçambicano
tradução do espaço e formas de insílio



Nazir A. Can, insílio, literatura moçambicana, campo literário, Moçambique


Sinopse

Em O CAMPO LITERÁRIO MOÇAMBICANO: tradução do espaço e formas de insílio, Nazir Ahmed Can, a partir de um conjunto de obras publicadas nos últimos 40 anos, examina os pactos e os impactos do espaço na literatura moçambicana. Refletindo sobre as diferentes formas de tradução das geografias de predileção (os mundos rurais, a Ilha de Moçambique, os territórios do Oriente, a capital Maputo, o universo periurbano) e de mediação com o espaço institucional, o autor localiza no insílio o fio que une a diversidade de usos estéticos e posicionamentos ideológicos postos em circulação. A análise da prática e da representação do insílio, esta espécie de exílio vivido na própria terra, responsável pela dialética do deslocamento e do confinamento que estrutura o campo literário, oferece dados sobre a singularidade da escrita moçambicana e sobre a sua pluralidade interna.

TRECHOS:
De fato, qualquer esforço de aprofundamento sobre os rumos das literaturas africanas contemporâneas pelo prisma espacial deve prever uma aproximação ao imaginário que contribuiu para a expansão ocidental e para a demarcação de fronteiras no continente.

Personagens, tempos e espaços, isto é, as três categorias que sintetizam a existência, são alvo de um avassalador processo de estereotipagem que legitimou no plano simbólico a invasão, a violência ritualizada e a dominação territorial.

Metadado adicionado por Kapulana em 08/07/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786587231037 (ISBN de edição brochura)


Metadados adicionados: 08/07/2021
Última alteração: 01/01/2022

Autores e Biografia

Can, Nazir Ahmed (Autor), Chaves, Rita (Prefácio)

Sumário

A oficina de Nazir Ahmed Can em “campos, espaços” da escrita moçambicana
Rita Chaves

O espaço, um problema da literatura. A literatura, um problema do espaço. Nota introdutória sobre o caso moçambicano
Nazir A. Can

1. O insílio
2. Maputo
3. Um (in)certo Oriente
4. O Índico declinado
5. O símile-campo



Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literária

A Editora Kapulana publica títulos de ficção, em prosa e poesia, dedicados tanto ao público adulto como para crianças e jovens. Suas publicações são de autores brasileiros e africanos e contemplam ampla diversidade de gêneros como literatura infantil (brasileira, africana e bilíngue), literatura de cordel, crítica literária, e contos contemporâneos e tradicionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.