Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A mulher que pariu um peixe
e outros contos fantásticos de Severa Rosa



negritude, ancestralidade, coletividade, rai soares, memórias, contos, mulher negra, quilombo, quilombolas, avós, tradições familiares, sobrenatural, literatura fantástica, realismo mágico


Sinopse

Mais do que um livro de histórias curtas, em A mulher que pariu um peixe e outros contos fantásticos de Severa Rosa a escritora maranhense Rai Soares entrega narrativas memorialísticas a partir de lembranças das histórias contadas por sua avó e do desejo consciente de expressar aprendizados. Nos contos figuram mulheres negras e ameríndias com suas experiências de moradoras de uma cidade do interior do estado do Maranhão, em uma época em que ainda não havia chegado luz elétrica nem água encanada, e o alimento era plantado e colhido no quintal de casa. Contos que revelam a magia das plantas e narrativas que vão além do que a lógica é capaz de explicar. Na obra estão reunidas histórias de ancestralidade, memória e coletividade.

A apresentação do livro foi escrita pela jornalista e professora Rosane Borges, que afirma: “A escrita de A mulher que pariu um peixe e outros contos fantásticos de Severa Rosa está à altura do conteúdo narrado. Uma escrita sensível, que nos leva a habitar as narrativas de tal modo que nos apossamos das histórias, reelaborando-as no timbre das nossas avós e mães.”

Metadado adicionado por Editora Jandaíra em 18/10/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/10/2021
Última alteração: 21/10/2024
Última alteração de preço: 06/02/2024

Autores e Biografia

Soares, Rai (Autor) - Rai Soares é maranhense, mãe de Pedro e Akil. Assistente social e economista pela UFMA, com mestrado e doutorado em Serviço Social pela UFRJ e pós-doutorado pela UFMA. É professora associada da UFF, campus de Rio das Ostras, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-brasileiro/NEAB da UFF e do Grupo de Estudos Pensamento Decolonial e Crítica ao Eurocentrismo. Desenvolve pesquisa e extensão junto a Comunidades Quilombolas do estado do Rio de Janeiro e tem se dedicado ao estudo da questão étnico-racial no Brasil, bem como a uma práxis decolonial e antirracista em suas inserções diversas. Escreve contos, poesias e se aventura pela pintura e desenho, todas estas imersões atravessadas pelas memórias ancestrais, afro-diaspóricas e ameríndias que traz consigo de outras épocas.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.