Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

eBook

Parem de nos matar!



CIDINHA DA SILVA, RACISTA, A GLOBO E O RACISMO, SUELI CARNEIRO, OSCAR, OPRESSÃO, MR BRAU, RACISMO, ANTONIO POMPEO, LETRAMENTO, VIOLÊNCIA


Sinopse

Todas as vezes que surge uma personagem negra estereotipada como essa nos programas de entretenimento aos domingos, a segunda-feira das crianças e adolescentes negros na escola será um filme de terror que se estenderá por semanas, meses e anos, a depender da duração da personagem na tevê. E os familiares dessas crianças perderão horas, dias, semanas e meses preciosos de educação, lazer e fruição ensinando-as a reagir, a não sucumbir, a manter a cabeça erguida, a preservar o amor próprio diante de tanta violência direcionada e objetiva. Os exemplos racistas da televisão também inspirarão situações de discriminação racial na escola, minimizadas por professoras e professores cansados e despreparados, para dizer o mínimo. As crianças e adolescentes negros que não tiverem tido as lições de sobrevivência do amor-próprio ministradas em casa se sentirão sozinhos, desprotegidos e injustiçados. Um dia perderão a paciência e poderão chegar às vias de fato com colegas racistas, como último recurso de autodefesa. Então serão taxados de violentos, serão estigmatizados na escola, perderão o estímulo para permanecer naquele ambiente, evadirão com facilidade e a redução da maioridade penal será apontada como solução para retirá-los mais cedo do convívio social e puni-los por terem reagido, da maneira que lhes foi possível, à opressão racial.

Metadado adicionado por Editora Jandaíra em 27/02/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/02/2024
Última alteração: 27/02/2024

Autores e Biografia

Silva, Cidinha da (Autor) - Cidinha da Silva é prosadora, dramaturga e editora. É autora, entre outros, de Os nove pentes d’África (novela, 2009, 3ª reimpressão); Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (ensaio, 2014, esgotado); Um Exu em Nova York (contos, 2018, 1ª reimpressão) e da Série Melhores Crônicas de Cidinha da Silva, Exuzilhar (vol. 1, 2019) e Pra Começar (vol. 2, 2019). Em dramaturgia, escreveu os textos Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas (2013) e Os coloridos (2015), encenados pela Cia Os Crespos. É editora do blogue https://cidinhadasilva.blogspot.com. Oferece oficinas e cursos de escrita criativa, presenciais e on-line, desde 2014. É doutoranda no Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia (UFBA).; Carneiro, Sueli (Prefácio) , Carolina, Áurea (Posfácio)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.