Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Temas da educação
diálogos, desafios e perspectivas



educação, Ensino, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Pedagogo, Formação docente, Trabalho pedagógico, Docência universitária, ensino superior


Sinopse

A obra “Temas de Educação: diálogos, desafios e perspectivas”, organizada por Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Edna Maria de Jesus e Maria José do Nascimento, reúne reflexões e resultados de pesquisa em torno de diversas temáticas organizadas em uma coletânea de textos acadêmicos vinculados à área da educação, ao campo da Formação de Professores e ao enfoque do desenvolvimento profissional. A partir de uma formação de professores universitária, sólida e de qualidade, há de se investir no desenvolvimento profissional compreendido como um processo dinâmico, que vai além das perspectivas e conotações funcionalistas vinculadas à melhoria das habilidades, atitudes e realizações da função exercida pelo docente. Há aspectos que contribuem ou implicam no desenvolvimento profissional para além da formação, dentre estes as controvérsias da profissão, as condições de trabalho, o plano de carreira, o exercício da profissão, o ambiente e a cultura institucional, as relações interpessoais com a equipe de atuação profissional, dentre várias outras questões, incertezas e as instabilidades do trabalho docente (SUANNO, 2019). Apresenta-se como um retrocesso na formação de professores no Brasil a ampliação de políticas e projetos de enfoque neotecnicista neoliberal com foco no desempenho para a lógica do mercado e que capacita em habilidades; dissocia os conteúdos de seus significados; desarticula a relação entre teoria, prática e ação transformadora; fragiliza a relação entre concepção, metodologia e projeto coletivo; reduz a autonomia e a identidade institucional; afeta a identidade e o estatuto profissional; precariza o trabalho docente; desconsidera a realidade social, política, institucional nos estudos formativos; reduz a carga horária para formação teórica-reflexiva, as bases acadêmicas-científicas e os saberes didático-pedagógicos em cursos de licenciatura, dentre outros. O que acaba por fragilizar a formação de professores, dentre outros. De tal modo, este ensino, compreendido como treinamento, se limita a aprender modos de operar, aprender a fazer, assim apostam em metodologias para transmissão na qual os conteúdos se alinham aos interesses imediatos para o trabalho, a empregabilidade e ao empreendedorismo. Nessa perspectiva, os professores são considerados executores de roteiros, estratégias e currículos. Assim, a docência acaba por ser limitada e reduzida a habilidades práticas e técnicas.

Metadado adicionado em 14/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/08/2025
Última alteração: 14/08/2025

Autores e Biografia

Silva, Yara Fonseca de Oliveira e (Autor) , Jesus, Edna Maria de (Autor) , Nascimento, Maria José do (Autor) , Silva, Alessandra Souza (Autor) , Castro, Raimundo Márcio Mota de (Autor) , Rabêlo, Aline Costa (Autor) , Gomes, Andrea Leandro (Autor) , Machado, Carla Ferreira da Silva (Autor) , Custódio, George Martins (Autor) , SCOTTI, EDITORA (Autor) , Silva, Yara Fonseca de Oliveira e (Organizador) , Jesus, Edna Maria de (Organizador) , Nascimento, Maria José do (Organizador) , Scotti, Luiz Carlos (Editor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.