Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Saudade do infinito
Ensaios de metafísica romântica I



Metafísica, Romantismo, Leopardi, Literatura, Alemanha, Itália


Sinopse

"Saudade do infinito" é um livro ao mesmo tempo corajoso, profundo e elegante. Corajoso e profundo porque encara de frente problemas que a Teoria Literária, assim como parte da Filosofia, volta e meia tenta fingir não existirem: a dimensão metafísica das coisas, dos conceitos, das ideias, do Ser, da Arte e da Literatura.
Gabriel Loureiro nos convence de que não é possível problematizar a verdade produzida pela literatura, pela palavra poética e metafórica sem que a metafísica e o Romantismo sejam convocados. A forma como problematiza algumas das principais ideias do Romantismo alemão não apenas nos faz lembrar o papel central que esse movimento tem para a teorização e formalização da Modernidade, existencial, filosófica, subjetiva e literária, como também lhe constrói uma imagem que nos permite concluir e dizer algo como “já está tudo lá, no Romantismo. Basta ler.”
Eduardo Melo França, Prof. Dr. De Literatura e Teoria Literária da Universidade Federal de Pernambuco

Metadado adicionado por Quixote+Do em 01/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/10/2024
Última alteração: 01/10/2024

Autores e Biografia

Loureiro, Gabriel (Autor) - Gabriel Loureiro é formado em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco, onde realizou, durante sua graduação, cinco projetos de pesquisa: três na área de Linguística Aplicada e dois na área de Literatura Brasileira. Em 2021, ganhou o prêmio 22 CONIC por sua pesquisa “Os sentidos da fragmentação formal em Dom Casmurro". Trabalhou, igualmente ao longo da graduação, em diversos projetos de ensino, incluindo Vestibular Cidadão, onde trabalhava voluntariamente como professor de Gramática e Literatura Brasileira, e o Projeto Aprendizagem Solidária (PAS), do qual foi um dos fundadores e em que atuava como professor de literatura, além de exercer durante cinco anos o mesmo cargo no Ensino Médio, na rede privada de ensino. Atualmente, realiza mestrado em Literatura Comparada (Komparatistik) na Universidade de Bonn, Alemanha, onde estuda a metafísica de Giacomo Leopardi materializada em sua teoria literária, sob orientação de Hans Ulrich Gumbrecht.

Áreas do selo: HumanidadesLiteratura nacionalTécnicos

Desde 2017, a Quixote+Do dá voz a histórias e ideias de autores e autoras e se destaca como porta de entrada para aqueles que pela primeira vez se encorajam a publicar suas produções. Como bons mineiros, damos acolhida a todo projeto que bate à nossa porta, abraçando com respeito e profissionalismo clientes e colaboradores, sem deixar de lado o compromisso com a qualidade do resultado para autores e leitores.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.