Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Umm Saad



Palestina, Umm Saad, Beirute, resistência, ocupação, refugiados, acampamento, campo, Nakba, catástrofe, desapropriação, desterro, Ghassan Kanafani, 1948, 1967, Martini, Kalashnikov, fedayin, revolução, revolucionário, mãe, Saad


Sinopse

Terceira novela do autor palestino Ghassan Kanafani (1936–1972) — publicada originalmente em árabe em 1969 —, Umm Saad apresenta uma personagem que se tornou, ao longo dos anos, uma figura mítica, símbolo da resistência palestina. A personagem Umm Saad é originária de uma pequena aldeia rural e, depois da Nakba (catástrofe), passa a viver num campo de refugiados em Beirute. Essa mãe revolucionária, semelhante pela sua grandeza à Mãe Coragem, de Brecht, e à Mãe, de Górki, expressa uma consciência política autônoma e é agente da mudança. Nesta novela, Kanafani se lança a aprender com as massas.
Umm Saad é também mito da mãe-terra, a própria Palestina, a terra natal, seu cheiro, sua textura, sua umidade, sua secura; conhecedora do tempo das coisas, do galho seco que em algum momento brota verde... A luta de Umm Saad é a luta contra o desterro, o deslocamento, a desapropriação, a catástrofe engendrada por ideais distópicos e desmedidos; é a afirmação de pertencimento, de identidade e intimidade com a terra. Umm Saad é a tentativa mais completa de Kanafani de expressar o fulgor do momento revolucionário.

Metadado adicionado por Roça Nova Editora em 28/03/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/03/2023
Última alteração: 15/04/2023

Autores e Biografia

Kanafani, Ghassan (Autor), Sleiman, Michel (Tradutor), Gu, Cristina (Projeto gráfico)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.