Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Projeto pés - teatro - dança com pessoas com deficiência



teatro, dança, pessoas com deficiência, pessoas com deficiência e artes, linguagem corporal


Sinopse

O PROJETO PÉS, por meio de técnicas do teatro-dança, pesquisa a criação, provocação e execução do movimento expressivo para, com e por pessoas com deficiência. Este livro traz o relato de sua trajetória, depoimentos e aprendizados de 13 anos de experiência inovadora, em âmbito nacional, prêmios e reconhecimento internacional. Os espetáculos do grupo propõem distintas possibilidades em cena, tanto para o uso da cadeira de rodas, quanto para o deslocar da pessoa com ou sem deficiência, e acenam para que a plateia reflita sobre as relações entre as pessoas e os padrões estabelecidos, de forma a perceber suas singularidades e questionar os condicionamentos sociais previamente determinados às pessoas com deficiência.

Rafael Tursi, idealizador do PÉS, utiliza o que chamou de "educação do sensível" em gestos e relações durante os ensaios e na construção das cenas, de maneira que cada participante, com ou sem deficiência, agrega a sua “poesia corporal” à coreografia. O resultado final dessa trajetória foi sensivelmente organizado e escrito juntamente com Mônica Gaspar e Ana Balata, com participação de vários outros integrantes do grupo, destacando a singularidade de corpos e gestos, valorizando a diversidade na produção de seus espetáculos e seu caráter transformador enquanto um grupo cênico com mais de uma década de existência e resistência.

Metadado adicionado por Pró-Consciência® em 10/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/07/2025
Última alteração: 10/07/2025
Última alteração de preço: 10/07/2025

Autores e Biografia

Tursi, Rafael (Organizador) - É criador, diretor e coreógrafo do grupo Pés - Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência, tendo recebido moções da Câmara Legislativa do DF (CLDF), por seu trabalho e valorização da pessoa com deficiência, além do 1º lugar nos prêmios: Respirarte (FUNARTE, 2020); Fotografia Inclusiva (SEPD/DF, 2020); Brasília 60 - Dança; e Cultura e Cidadania - Arte Inclusiva (SECEC/DF, 2020 e 2018); e de Melhores Trabalhos Nacionais de Educação Inclusiva e de Cultura e Lazer (ambos pelo Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão, 2012). É doutorando, licenciado e bacharel em Artes Cênicas, e mestre em Arte Contemporânea pela UnB, e professor de Artes na Secretaria de Educação do DF. ; Gaspar, Mônica (Organizador) - É criadora da Cia Diversos dias de teatro, com elenco desde 2013 e espetáculos diversos e acessíveis, e atua como dançante e pesquisadora no projeto PÉS, recebendo Moções de Louvor e Honrosa da CLDF pelo trabalho artístico no DF. É doutoranda em literatura e professora mestra em artes cênicas (UnB). Co-autora de "Poeira e Batom 50 mulheres no Planalto Central" (2010) e "Diversos dias" (2016). ; Balata, Ana (Organizador) - Mestra em Artes da Cena (Célia Helena, 2022), pós-graduada em Arteterapia (FMU, 2025) e licenciada e bacharel em Artes Cênicas (UnB, 2018). Atuou como autora, dançante e palestrante no projeto PÉS, recebendo Moções de Louvor e Honrosa da CLDF pelo trabalho artístico no DF. Publicou o artigo “Teatro-dança, deficiência e a importância da somática em processos coletivos” na revista Olhares (2023).; Veloso, Graça (Prefácio) - Ator, diretor teatral, dramaturgo e Professor Pós-Doutor em Arte e Cultura Visual.

Sumário

SUMÁRIO
15 O PÉS
23 QUEM SOMOS?
34 QUEM CUIDA?
40 SALA DE AULA
51 SALA DE ENSAIO
56 A CADEIRA DE RODAS NO PÉS
59 A COXIA
60 OS ESPETÁCULOS
72 KLEPSYDRA: Exercícios de expressão cênica
86 GRÃO(S): Meu corpo, teu corpo e este outro
94 SIMILITUDO
110 LUDO: Experiência de encontro e improviso de um abraço?
118 AMPLEXOS: Qual a distância
131 COMO RESISTIR A UMA PANDEMIA?
136 DEPOIS DOS 10



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.