Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Aikido: a arte do ser
ensinamentos do Mestre Martins



Martins, José Maria Ribamar Santos (Autor) - Nascido no Maranhão, em 1933, com 18 anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro. Alguns anos mais tarde, em 1965, deu início à prática do Aikido, sob a orientação do Sensei Teruo Nakatani (1932-2022). Além disso, também era praticante de Judo, no qual obteve a graduação de 2o Dan. Sua trajetória profissional combinava atividades de empregado público (Banco do Brasil), advogado e Ministro da Igreja Messiânica Mundial, com o Aiki- do. Em 1971, alcançou a faixa-preta no Aikido. No ano seguinte, mudou-se para Brasília, levando consigo a prática des- sa arte, o que o tornou o introdutor do Aikido no Planalto Central. Em 2008, foi promovido ao 6o Dan. Durante quase 50 anos, praticou e ensinou a nobre arte do Aikido até sua passagem para o mundo espiritual, em 10 de abril de 2012. Formou diversos alunos em diferentes graduações e vários faixas-pretas, sem- pre transmitindo ensinamentos que ultrapassaram o tatame. Ocupava-se com cada um. Desde a entrevista inicial do calouro, para conhecer sua motivação para treinar, até as razões que leva- ram os alunos graduados a pleitearem o último grau. Olhava nos “olhos” dos seus pupilos, para ver onde a busca pela perfeição técnica tinha paralisado ou, ao contrário, permitido avançar para o próximo estágio marcial. Nas aulas de Aikido que ministrava, os alunos viam-se orientados por um sacerdote e por um guerreiro a um só tempo. Eram as duas colunas mestras que sustentavam e animavam a sua personalidade. Assim como o Tao, símbolo do Tai Chi, em que os dois aspectos distintos, Yin e Yang, se complementam para formar o todo, no Dojo da Arte Marcial Unifica- dora em Brasília, o religioso e o samurai tornam-se um só mestre para revelar a essência do Aikido. Ele conhecia profundamente o Aikido com forma e sem forma. Mostrava a importância de ambos e queria que todos os seus alunos pudessem conhecer a essência que ele próprio obteve em vida. Deixou dois filhos, uma filha, uma neta e uma grande família de alunos e novos sempais, bem como seu conhecimento do Aikido como a Arte do Ser que é compartilhado nesta obra.; Mariz, Ana Luiza Ribas (Autor) - Faixa-preta - 2o Dan ; Zimmermann, Andrea (Organizador) - Faixa-preta – 1o Dan; Rêgo, João Henrique Gaeschlin (Organizador) - Faixa-preta - 4o Dan; Souza, José Marcelo de (Organizador) - Faixa-preta - 1o Dan; Martins, José Luiz Laricchia (Prefácio) - Cirurgião-dentista Habilitado em práticas integrativas e complementares à saúde bucal, nas áreas de hipnose e acupuntura, Faixa-preta – 1o Dan e filho do Sensei Martins.

artes marciais, desenvolvimento pessoal, transformacao pessoal, arte da guerra, paz, harmonia, samurai, bushido, o-sensei, proconsciencia, pro-consciencia, proconciencia, messianica, johrei, ki, prana


Sinopse

Aikido, a arte marcial de origem japonesa criada por Morihei Ueshiba, é um caminho que nos transforma de diferentes maneiras. Não é propriamente físico, e sim transcendental, de modo que aprender com alguém que o trilhou favorece a expressão do potencial individual, evitando riscos desnecessários, atalhos fantasiosos, acomodação, desistência, imprudência ou arrogância. Podemos encontrar muitos professores, e todos serão importantes para o nosso aprendizado, mas mestres são poucos e estes serão fundamentais para a nossa transformação.

Sensei Martins, 6o Dan, era um desses mestres. Em 1971 abriu as fronteiras no Planalto Central ao introduzir o Aikido. Perpetuou o ensinamento que recebeu, honrando seus mestres e tornando-se um dínamo para o autoaprimoramento no dojo e nas lutas da vida. Espelhou o melhor do Aikido com forma e sem forma, dentro e fora do tatame, deixando um grande legado, cujos fundamentos como "Arte do Ser" são compartilhados nesta obra.

Metadado adicionado por Pró-Consciência® em 09/09/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Pró-Consciência®

ISBN relacionados

--


Metadados completos:

  • 9786586485240
  • Livro Impresso
  • Aikido: a arte do ser
  • ensinamentos do Mestre Martins
  • 1 ª edição
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Brochura com orelha
  • --
  • Martins, José Maria Ribamar Santos (Autor) - Nascido no Maranhão, em 1933, com 18 anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro. Alguns anos mais tarde, em 1965, deu início à prática do Aikido, sob a orientação do Sensei Teruo Nakatani (1932-2022). Além disso, também era praticante de Judo, no qual obteve a graduação de 2o Dan. Sua trajetória profissional combinava atividades de empregado público (Banco do Brasil), advogado e Ministro da Igreja Messiânica Mundial, com o Aiki- do. Em 1971, alcançou a faixa-preta no Aikido. No ano seguinte, mudou-se para Brasília, levando consigo a prática des- sa arte, o que o tornou o introdutor do Aikido no Planalto Central. Em 2008, foi promovido ao 6o Dan. Durante quase 50 anos, praticou e ensinou a nobre arte do Aikido até sua passagem para o mundo espiritual, em 10 de abril de 2012. Formou diversos alunos em diferentes graduações e vários faixas-pretas, sem- pre transmitindo ensinamentos que ultrapassaram o tatame. Ocupava-se com cada um. Desde a entrevista inicial do calouro, para conhecer sua motivação para treinar, até as razões que leva- ram os alunos graduados a pleitearem o último grau. Olhava nos “olhos” dos seus pupilos, para ver onde a busca pela perfeição técnica tinha paralisado ou, ao contrário, permitido avançar para o próximo estágio marcial. Nas aulas de Aikido que ministrava, os alunos viam-se orientados por um sacerdote e por um guerreiro a um só tempo. Eram as duas colunas mestras que sustentavam e animavam a sua personalidade. Assim como o Tao, símbolo do Tai Chi, em que os dois aspectos distintos, Yin e Yang, se complementam para formar o todo, no Dojo da Arte Marcial Unifica- dora em Brasília, o religioso e o samurai tornam-se um só mestre para revelar a essência do Aikido. Ele conhecia profundamente o Aikido com forma e sem forma. Mostrava a importância de ambos e queria que todos os seus alunos pudessem conhecer a essência que ele próprio obteve em vida. Deixou dois filhos, uma filha, uma neta e uma grande família de alunos e novos sempais, bem como seu conhecimento do Aikido como a Arte do Ser que é compartilhado nesta obra.; Mariz, Ana Luiza Ribas (Autor) - Faixa-preta - 2o Dan ; Zimmermann, Andrea (Organizador) - Faixa-preta – 1o Dan; Rêgo, João Henrique Gaeschlin (Organizador) - Faixa-preta - 4o Dan; Souza, José Marcelo de (Organizador) - Faixa-preta - 1o Dan; Martins, José Luiz Laricchia (Prefácio) - Cirurgião-dentista Habilitado em práticas integrativas e complementares à saúde bucal, nas áreas de hipnose e acupuntura, Faixa-preta – 1o Dan e filho do Sensei Martins.
  • artes marciais, desenvolvimento pessoal, transformacao pessoal, arte da guerra, paz, harmonia, samurai, bushido, o-sensei, proconsciencia, pro-consciencia, proconciencia, messianica, johrei, ki, prana
  • Saúde, esporte e lazer
  • 796.8154
  • Esporte e Lazer / Geral (SPO000000), Desenvolvimento Pessoal / Geral (SEL031000), Artes Marciais / Geral (SPO027000)
  • Categoria -
    Segurança pessoal; Assertividade, motivação, auto-estima e/ou atitude mental positiva
    --
  • 2024
  • 03/09/2024
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • geral
  • 14 x 21 x 0.7 cm
  • 0.151 kg
  • Brochura
  • 100 páginas
  • R$ 61,90
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9786586485240
  • 9786586485240
  • --
  • --
  • O livro traz parte do legado de ensinar do Sensei Martins, 6o Dan, pioneiro do Aikido no Planalto Central, voltado para o autoaprimoramento tanto no tatame, quanto nas lutas da vida. Foca na Arte do Ser, com conteúdos necessários para uma atitude confiante, harmônica e saudável. Apresenta os fundamentos do Aikido com exercícios individuais para silenciar a mente, respiração, afirmações, uso consciente da energia vital (Ki ou prana). De uma maneira inspiradora, o texto apresenta conexões com algumas tradições espirituais. É um livro de desenvolvimento pessoal e não sobre golpes e contragolpes, sendo assim, acessível também a não praticantes. De uma maneira inspiradora, o texto apresenta conexões com algumas tradições espirituais. É um livro de desenvolvimento pessoal, acessível também a não praticantes.

Metadados adicionados: 09/09/2024
Última alteração: 09/09/2024
Última alteração de preço: 29/08/2024

Sumário

5 APRESENTAÇÃO
7 PREFÁCIO
12 INTRODUÇÃO
19 DO INÍCIO DO AIKIDO NO BRASIL À CHEGADA EM BRASÍLIA
Os Treinos de Aikido.....................21
A Despedida do Japão ................22
A Chegada ao Brasil ....................22
Aikido no Rio de Janeiro ..............22
Aikido em Brasília ........................27
A Primeira Aula de Aikido em Brasília .......27
31 AIKIDO E A UNIFICAÇÃO DO SER
O Aikido e a Grande Lei da Natureza.........33
1 – Lei da Potencialidade Pura ..................34
2 – Lei De dar e Receber, Lei da Doação ..34
3 – Lei de Causa e Efeito, Lei do Carma ...35
4 – A Lei do Mínimo Esforço .........35
6 – A Lei do Distanciamento ........36
7 – A Lei do Propósito de Vida .....37
Aikido como Arte Marcial, Aikido como Terapia..37
41 AIKIDO: ARTE DE EQUILÍBRIO DO TERCEIRO MILÊNIO
A Arte de Viver com Equilíbrio e Segurança .....45
Força Magnética Positiva ou Negativa .............54
Mudança da Mente e do Corpo.........................59
O Presente é um Presente. Agradeça! .............71
Unificação Mente-Corpo ...................................73
Sair da Individualidade e Entrar na Unidade ....76
Escolha do Papel a Desempenhar.....................78
87 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
88 GLOSSÁRIO
91 DEPOIMENTOS



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.