Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Não se nasce azul ou rosa, torna-se
cultura visual, gênero e infâncias



gênero e infância, cultura visual, educação e identidade de gênero, masculinidades e feminilidades, estudos culturais e arte


Sinopse

Se algo é pra menino, o azul é usado; se é pra menina, o rosa. E se ele usa azul e ela, rosa, sem questionar esse uso, é interpretado em um equívoco – porém que soa como um alívio – que ambos serão heterossexuais. Semelhantemente ocorre com sujeitos adultos: azul para homem, rosa para mulher. Assim, essas cores, diferentes das demais, desempenham espécies de feitiços masculinizante e feminilizante e operam para a manutenção do heteroterrorismo. Em Não se nasce azul ou rosa, torna-se: Cultura Visual, gênero e infâncias demonstro que a associações entre azul e masculinidade e rosa e feminilidade não são espontâneas e que, inclusive, são relativamente contemporâneas – tendo sido potencializadas, sobretudo, a partir do século XX. É, portanto, uma discussão que interessa pesquisadores/as, professores/as, estudantes, artistas, pais e mães e demais sujeitos que se incomodam com os modos pelos quais os gêneros e as infâncias de meninos e meninas têm sido visualmente controlados.

Metadado adicionado por Editora Devires em 06/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/10/2025
Última alteração: 06/10/2025

Autores e Biografia

Baliscei, João Paulo (Autor) - Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. É artista visual com produções que versam sobre gênero e infância. É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. É autor dos livros: PROVOQUE: cultura visual, masculinidades e ensino de Artes Visuais (2020) e A vida de um Chuveirando (2021).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.