Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Pedagogia da desobediência
Travestilizando a educação



Educação inclusiva trans, Feminismo negro e transfeminismo, Saberes travestis, Pedagogia transgressora, Direitos humanos e educação


Sinopse

O livro Pedagogia da Desobediência: Travestilizando a Educação da pesquisadora, pedagoga e Iyálorixá Thiffany Odara conta sobre a produção de saberes travestis na cidade de Salvador. Costurando as histórias do movimento trans com os diálogos teóricos do feminismo negro, Thiffany propõe travestilizar a educação como forma de construção de espaços de conhecimento que sejam para todas as pessoas. Uma pedagogia transgressora que diz de reinvindicação e acesso, em especial das pessoas trans, a condição de humanidade. Uma publicação que abre caminhos para outras pedagogias e incita a desobediência do CIStema. Thais Faria Castro (Editora) Um mergulho em águas profundas! Essa é uma das inúmeras definições possíveis das sensações experimentadas as leitoras (es) de Pedagogia da desobediência: Travesti lizando a educação. Como um convite para reatualizarmos nossas concepções sobre os feminismos negros e as produções transfeminista Thiffany Odara nos apresenta o impacto da produção intelectual de uma mulher negra, baiana, candomblecista trans no campo da educação. Para além de um magnifico resgate histórico da luta das travestis na cidade de Salvador o texto nos leva a entender o caráter pedagógico desse movimento, e como este foi e é fundamental para sobrevivência dessas ativistas; bem como os ensinamentos e legados deixados para as futuras gerações. Ao resgatar o pensamento clássico dos feminismos negros e transfeminismos também fica evidente a provocação sobre a necessidade urgente da articulação entre essas teorias e práticas para melhor entendermos o trilhar do caminho que nos é proposto. As reflexões tornam-se ainda mais potentes quando a autora intersecciona sua formação enquanto pedagoga para deslocarmos essas discussões para o campo da educação; pensando a mesma para além do espaço escolar. Thiffany transforma as dores e violências sofridas em sua trajetória educacional em uma ordem imperativa: É preciso desobedecer e travestilizar! Os apontamentos para a construção de uma educação transgressora se fazem presente durante toda a construção do pensamento da autora que sem dúvidas nos aponta os possíveis caminhos para pensarmos conceitos e formulações inéditas em campos distintos do conhecimento. Sem dúvidas um dos mais relevantes trabalhos da atualidade sobre o tema, mergulhem! Dayane Nayara C. Assis (Nzinga Mbandi)

Metadado adicionado por Editora Devires em 22/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/09/2025
Última alteração: 22/09/2025

Autores e Biografia

Odara, Thiffany (Autor) - Thiffany é uma mulher negra, travesti, mãe, Iyalorisa, pedagoga e doutoranda pela FACED/UFBA. Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC - UNEB) e especialista em Gênero, Raça e Sexualidade na formação de Educadores (CEGRESF/DIADORIM - UNEB). Ela traz uma sólida bagagem acadêmica e experiência profissional. Atualmente, Thiffany desempenha papéis significativos como vice-presidente do Conselho de Mulheres de Lauro de Freitas e conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), ambos em Lauro de Freitas, Bahia. Com um comprometimento evidente com a promoção e defesa dos direitos LGBTQIAP+, ela é membra ativa do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras (FONATRANS). Ao longo de sua trajetória nas empresas, academia e movimentos sociais, Thiffany tem liderado ações e projetos centrados na educação, empregabilidade e redução de danos, especialmente direcionados a grupos sub representados.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.