Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Virgindade inútil
novela de uma revoltada



bordéis, bocolândia, relação sexual, sexo no trem, A família Medeiros, início do século XX, questionamentos às imposições sociais, ditadura do Estado Novo, luta feminina, corpo, leia mulheres, patriarcado, Editora Luas, lesbianismo, putafeminismo, moralismo, crueldade masculina, amor livre, adultério, Chrysanthème, erotismo, sociedade, Júlia Lopes de Almeida, liberdade feminina, literatura feminista, educação, cidade pequena, literatura queer, sexualidade, literatura LGBT, A última estação, mulher solteira, direitos humanos, ciúme, machismo, vida sexual feminina, manifesto, virgindade, bissexualidade, Enervadas, Companhia Editora Nacional, degradação da mulher, prostituição, dote, feminismo, manifesto feminista, A falência, sexo, convenções sociais, casamentos, interior, aborto, aborto, LGBT, prazer feminino, trem, Estado Novo, lésbica, Monteiro Lobato, cabaré


Sinopse

Em novela dos anos 1920, autora brasileira defende a liberdade e a autonomia da mulher sobre seu corpo e sua sexualidade, e o direito à educação Mistura originalíssima de sátira, drama e argumentação naturalista, Virgindade inútil: Novela de uma revoltada, de Ercilia Nogueira Cobra, é um libelo feminista contra a dominação patriarcal em todos os aspectos da vida, e principalmente sobre o corpo da mulher. “O amor físico é tão necessário à mulher como o comer e o beber”, afirma a autora, partidária do amor livre, defensora da legalização do aborto e simpatizante do lesbianismo. A protagonista é Cláudia, moça de “uma dessas famílias do interior que aparentam fortuna e onde o valor da mulher é igual a zero”. Recebe educação apenas para se tornar “o anjo do lar”, aguardando ser “colhida” por um marido. No entanto, com o fim da fortuna familiar e a consequência ausência de dote, ela se vê fadada à vida de solteirona. Cansada do papel relegado às mulheres na sociedade – “fazer papel de idiota a vida inteira” –, decide partir para Flumen, a capital do seu país, a Bocolândia. Começa então uma trajetória em que se alternam humilhações e o desfrute dos prazeres da vida.

Metadado adicionado em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Cobra, Ercilia Nogueira (Autor) , Trevisan, Gabriela (Posfácio) , Mott, Maria Lúcia de Barros (Posfácio) , Heberle, Gabriela (Projeto gráfico) , Mott, Maria Lúcia de Barros (Colaborador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.