Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Amor e lixo



República Tcheca, taberna, publicação de livros, romance errático, Franz Kafka, escritor gari, literatura em Praga, muro de Berlim, poluição, repressão, Revolução de Veludo, varredores de rua, observadores invisíveis, história da tchecoslováquia, reflexões dispersas, Tchecoslováquia, dejetos, gari, escritor proscrito, Eslováquia, Paulo Henriques Britto, história de Praga, cortina de ferro, violência política, proximidade com a morte, perseguição, Praga, adultério, iminência da morte, Václav Havel, literatura tcheca, desperdício, amor e traição, Nem santos, nem anjos, Philip Roth, Milan Kundera, União Soviética, lixeiro, história política tcheca, Leste Europeu, arte, literatura da tchecoslováquia, comunismo, Primavera de Praga, fluxo de consciência, caso amoroso, mulher casada, intelectual censurado, ocupação russa, homem casado, colagem, casamento, lixo


Sinopse

Um escritor sob censura na antiga Tchecoslováquia vive como gari enquanto reflete sobre o amor e Kafka Censurado pelo regime comunista, um escritor é obrigado a se empregar como gari nas ruas de Praga. Com esse ponto de partida, Ivan Klíma constrói Amor e lixo, em tradução direta do tcheco por Aleksandar Jovanović. Completa o volume uma entrevista concedida pelo autor ao americano Philip Roth em 1990. Como seu personagem, Klíma viveu mais de duas décadas sem poder publicar – desde o silenciamento da Primavera de Praga pela ocupação soviética, em 1968, até a Revolução de Veludo, que encerrou o regime de partido único, em 1989. O livro se inicia no primeiro dia de trabalho, quando o protagonista conhece o grupo excêntrico de pessoas com quem compartilhará o ofício e mesas de bar. Como tarefa paralela, ele está às voltas com um ensaio sobre Franz Kafka e sua vida sentimental vive um impasse, dividindo-se entre a esposa, uma médica humanista, e a amante, uma temperamental escultora casada. A narrativa se desenvolve no formato de uma colagem reflexiva – os dias de trabalho e amor são entremeados por alguns sonhos, lembranças de infância e muitas reflexões sobre Kafka.

Metadado adicionado em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Klíma, Ivan (Autor) , Jovanovic, Aleksandar (Tradutor) , Roth, Philip (Posfácio) , Oliveira, Kevelyn (Projeto gráfico) , Roth, Philip (Colaborador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.