Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O grito da Ipiranga
Meio século de amizades, resistência e luta numa vila carioca



ditadura, golpe, ipiranga, politica, tortura, ainda estou aqui, regime militar, golpe militar, 1964, história do brasil, democracia


Sinopse

Escrito por Luiz Nascimento, diretor do “Fantástico” entre 1993 e 2017, “O grito da Ipiranga” conta a trajetória de um grupo de jovens sonhadores durante o período mais sombrio e conturbado da história do Brasil. Formado por adolescentes, tinha como ponto de encontro uma casa de vila na Rua Ipiranga, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Ali acontecia de tudo. Festas, música e namoros, além de planos para a vida escoteira, a conquista de montanhas e a convivência inspiradora com personagens importantes da política.

Essa turma criou um forte laço de amizade, importante para que, juntos, enfrentassem o que viria a acontecer com eles e suas famílias durante o golpe que cobriu o país de violência e vergonha a partir de 1964, durante 21 anos. De peito aberto e movidos pela utopia de um país livre, justo e democrático, participaram do movimento estudantil e se engajaram politicamente. Alguns partiram para a luta armada. A maioria foi presa e torturada. Três morreram assassinados pelo regime militar.

Com o fim da ditadura, muitos se afastaram para só se reencontrar em 2015, através da internet. A partir de 2022, começaram a gravar esses reencontros para reavivar lembranças afetivas, curiosas e também dramáticas. Relatos que ajudam a desenhar, para aqueles que não a conhecem a face cruel de uma ditadura – ou que passaram a conhecer a partir do sucesso do filme “Ainda estou aqui”.

Metadado adicionado por Editora Máquina de Livros em 24/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/03/2025
Última alteração: 24/03/2025

Autores e Biografia

Nascimento, Luiz (Autor) - Luiz Nascimento é jornalista, com passagens pelo “Diário de Notícias”, “O Fluminense”, “Folha de S.Paulo”, “Jornal do Brasil”, Editora Abril, TV Tupi, TV Manchete e Rede Globo, na qual dirigiu o Fantástico entre 1993 e 2017. É autor do livro “Destinos marcados”, publicado pela Chiado Books.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.