Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O fascismo brasileiro
surgimento e ascenção do bolsonarismo



Fascismo, Bolsonarismo, Política, Milícia, Fisiologismo, aparelhamento, Democracia, Brasil, Autoritarismo


Sinopse

Brasil, 2020: Jair Messias Bolsonaro adentra em seu segundo ano de governo cercado por intensos conflitos, estes que são agravados, principalmente, pela crise sanitária causada pelo coronavírus, responsável por milhares de mortes no país. As incoerências do governo Bolsonaro são diariamente desnudadas e as suas aproximações à ideologia fascista ficam cada vez mais explícitas.

O bolsonarismo, movimento político ultraconservador, fundamentalista, autoritário e de extrema direita, ganha grande notoriedade no cenário político, tornando-se uma realidade na castigada democracia brasileira. O movimento que sustenta a base de apoio do presidente traz para o país características que merecem atenção: é evidente a diminuição dos espaços para o diferente, seja no campo da política, da sexualidade, da etnia ou do gênero. O bolsonarismo reinventa a concepção política do “nós e eles”.

As análises elaboradas em O Fascismo Brasileiro: Surgimento e Ascensão do Bolsonarismo colaboram com a compreensão dos conturbados contextos do Brasil atual, país dominado por uma estrutura política essencialmente fascista. A dinâmica construtiva de um fascismo à moda brasileira é o ponto central de investigação da presente obra.

Metadado adicionado por Metanoia Editora em 18/12/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/12/2020
Última alteração: 18/12/2020

Autores e Biografia

Aguiar, Diego (Autor), Carvalho, Léa (Editor), Maia, Luisa Argolo (Ilustrador), Santos, Danielly Pereira (Revisor)

Sumário

SUMÁRIO


Prefácio

Introdução

Passado mítico: o culto à ditadura militar de 1964

(Ir)realidades alternativas

Vírus chinês: a materialização do anticientificismo

Identificação tribal

A política brasileira do “Nós e Eles”

O desdém pelos direitos humanos e o consequente ataque aos grupos minoritários

Um antidemocrático eleito democraticamente

“Coincidências retóricas”?

Referências bibliográficas




Áreas do selo: ArtesConcurso públicoEducaçãoHumanidadesLiteratura nacionalReligiãoReligião / Espiritismo

Mundo Contemporâneo é um selo editorial dedicado a livros biográficos, técnicos e acadêmicos. Foi lançado em junho de 2013 pela Editora Metanoia, inspirado na sociedade contemporânea que implica certas possibilidades de ser e estar no mundo e que suscita condições que produzem e são produzidas por uma ampla gama de processos – sociais, culturais, econômicos e tecnológicos. O objetivo do selo Mundo Contemporâneo é editar livros que enriqueçam o horizonte cultural dos leitores, sejam agradáveis de ler e possam ser úteis à sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.