Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Debaixo do tapete



literatura brasileira, contos, memórias, reflexoes, psicanálise, etarismo, timidez doentia, mudanças da vida, acasos, assassinatos, casos médicos


Sinopse

O livre fluxo de ideias conduz o leitor à reconstituição de algo diferente daquilo que se desdobra no jogo cotidiano das relações sociais. Pensamentos e sensações que a vida acadêmica e o jornalismo baniram da escrita vão sendo liberados nestes contos.

As coisas que ficam debaixo
do tapete, e da imaginação,
galopam por conta própria nas vozes de personagens da ficção. Uma vez escritas, conllevan dramas e tramas de mulheres velhas e míopes, que se habituaram a escondê-las durante a vida.

Nesta obra estão histórias curtas, insólitas, onde aparece o medo de revelar uma timidez doentia ou ter a cabeça perdida nas nuvens da menina que ansiava por balinhas ou ainda da adolescente que lia os livros proibidos.


Nas águas de um poço da infância, enriquecido na maturidade com viagens ao mais profundo de si, descendo pelas paredes, pode-se espreitar, perceber, examinar, compreender, organizar e materializar o que escondemos debaixo do tapete.

Se você nomeia com palavras o que reprimiu — quer seja no divã de um terapeuta, quer seja nos relatos que escreve —, domestica a irritação que é incapaz de controlar nos achaques da vida cotidiana. Como demonstra a psicanálise clássica – e as terapias de ocasião –, se você muda o relato, muda a vida.





Metadado adicionado por Libretos em 05/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/11/2024
Última alteração: 05/11/2024

Autores e Biografia

Marocco, Beatriz (Autor) - Aos vinte anos, Beatriz Marocco iniciava carreira de jornalista em Porto Alegre. Durante três décadas trabalhou como repórter, redatora e editora de jornais e revistas brasileiros. Contou muitas histórias do real para milhares de leitores. Na universidade, ensinou as práticas jornalísticas, com fundamento na experiência, escreveu um sem número de artigos acadêmicos para cumprir metas de produtividade, explorou referências teóricas do jornalismo, procurou compreender o campo em suas relações interdisciplinares com áreas da linguagem, da filosofia, da sociologia e construiu a base teórica para avançar num pensamento próprio. É mestre em Ciências da Comunicação pela Pontifícia Universidade do RS, doutora em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, e fez estágio pós-doutoral na Universidade de Grenoble, na França. Dois anos após afastar-se do cotidiano universitário, está se dedicando novamente ao ensino na condição de professora visitante do PPGJOR da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.