Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Cidade abstrata
crônicas



arquitetura, cidades, porto alegre, sociedade, rua, equipamentos urbanos, desenvolvimento urbano, julia dantas, ruth verde zein, fabio del re


Sinopse

Nesta coletânea de textos escolhidos, publicados originalmente no portal Sler, o olhar do autor divaga, busca, reflexiona, se posiciona. Do muito que produziu ao longo dos anos, seleciona e cuidadosamente coleta trechos, quais pedaços de vidros coloridos agora rearranjados em outro mosaico, desenhando um vitral que está e permanecerá para sempre incompleto. A cidade é longa, e os textos são breves. Pois não importa tudo resolver e sim ampliar entendimentos. De maneira pontual, escolhida e reflexiva, Flávio espeta agulhas e ativa uns pontos-chave dentre os muitos fluxos de energia que percorrem Porto Alegre, ativando possibilidades de acupunturas urbanas. E assim como o Marco Polo de Calvino afirma que “todas as vezes que descrevo uma cidade digo algo a respeito de Veneza”, sua cidade, sempre que Kiefer fala da sua cidade, é também sobre todas as demais que está narrando.
“De uma cidade não aproveitamos as suas sete ou setenta maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas”, diz o viajante veneziano. E cada texto neste livro é uma questão aberta, uma trilha em busca de respostas.
Kiefer passeia nesses e em muitos outros artigos ou crônicas, fruindo das facetas múltiplas e variadas de sua cidade, abstrata, mas construída em concreto armado, tijolo e aço. Corta com a faca da crítica e amacia com as odes dos poetas sua Porto Alegre idílica, onírica, real, desejada, maltratada e querida, desvelada, oculta, revelada, interrompida, descortinando um caleidoscópio de leituras e possibilidades. “É o humor de quem a olha que dá forma à cidade de Zemrude [...] não se pode dizer que um aspecto da cidade seja mais verdadeiro do que outro.”
Cada leitor pode percorrer esses relatos — ou essas esquinas de ruas imaginativas — tomando por rotas e sequências de seus desejos, e no processo, fazendo da Porto Alegre de Flávio a sua própria. Tem para refletir. E tem também para comemorar.
(Texto acima retirado do prefácio de Ruth Verde Zein: arquiteta, professora do Mackenzie São Paulo, mestre e doutora em Teoria, História e Crítica de Arquitetura. Prêmio Capes 2006. Publicou dezenas de artigos e livros. Palestrante em mais de 25 países.)

Metadado adicionado por Libretos em 05/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/11/2024
Última alteração: 05/11/2024

Autores e Biografia

Kiefer, Flavio (Autor) - Flávio Kiefer (1955) Porto Alegre, Brasil. Dirige o escritório Kiefer Arquitetos SS LTDA www.kiefer.com.br. Professor da Faculdade de Arquitetura PUCRS - http://lattes.cnpq.br/1583519409308662 Graduado em Arquitetura, 1979, UFRGS, Porto Alegre; Especialista em Transportes Urbanos, 1981, Paris; Mestre em Arquitetura por UFRGS, 1998, Porto Alegre. Organização e publicação de livros. Tem dezenas de artigos publicados em periódicos especializados, conferencista convidado de seminários e congressos. 1987 CASA DAS TRÊS PALMEIRAS Projeto e execução, em Porto Alegre, 1985; Prêmio na 1ª Bienal de Arquitetura do Rio Grande do Sul; CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA, projecto e fiscalização das obras de reciclagem do Majestic Hotel em Casa de Cultura Mário Quintana, com Joel Gorski, concluído em 1990; Menção Honrosa no "Concurso de Remodelación de Edificios", Chile, 1993, Conselho Iberoamericano de Associaciones Nacionales de Arquitectos e Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos; 1997 Primeiro Prêmio do Concurso de Arquitetura Portais do Rio Grande, promovido pelo IAB e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Desde 2023 COLUNISTA QUINZENAL DO SLER Em 2024 PUBLICAÇÃO DO LIVRO CIDADE ABSTRATA PELA EDITORA LIBRETOS

Sumário

18
A cidade que somos
24
CIDADE, ONDE?
30
CIDADE LÍQUIDA
36
CIDADES FEITAS DE ILHAS
44
LUZ E SOMBRA
50
CIDADES TAMBÉM PODEM TER ALZHEIMER
56
FAÇANHA DIGNA DE NOTA
62
CIDADES LEGENDADAS
68
QUANTO VALE A TUA CASA?
76
IDEOLOGIAS FAZEM CIDADES
86
VERTICALIDADE PARA LUCRAR
94
QUAL NOSSA MEDIDA?
100
A CIDADE PALITEIRO
108
POPULAÇÃO FANTASMA
114
AMBIVALÊNCIA
122
SALVADOS
130
VAMOS FALAR DE PEDRAS?
136
SEM IR E VIR
142
TREM-BALA
148
RUA NUA E CRUA
156
ASFALTO DÁ VOTO
162
DIAS PERFEITOS
168
UM bulevar, POR FAVOR
174
CAOS MAUÁ
182
REDENÇÃO, A ALMA DA CIDADE
188
ARROIO QUE TE QUERO VIVO
194
TEMPO AO TEMPO, uma lição do Centro Histórico de Porto Alegre
202
PORTO ALEGRE, ONDE ESTÁS?
208
O BOM SELVAGEM
214
O CONTO DA CIDADE IDEAL
222
APARTADOS DA ENCHENTE
228
Em Porto Alegre, Um Caso De Verticalização Controlada



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.