Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Primavera Silenciosa



Meio Ambiente; COP30;, Educação Ambiental; Vida; Terra


Sinopse

Quando Rachel Carson publicou Primavera Silenciosa (Silent Spring, no original) em 1962, sua voz transformou-se num alerta capaz de mover governos, comunidades e Ciência. Hoje, em um momento em que os debates sobre clima e preservação ambiental ocupam o centro das agendas públicas, a Editora Gaia lança uma nova edição desta obra tão necessária.
O livro apresenta um corpo de ideias e informações que já mudou o curso da história: alertou para a bioacumulação de pesticidas, ajudou a desencadear a proibição do DDT nos Estados Unidos e manteve acesso público ao debate sobre riscos, ciência e política ambiental.
A edição da Gaia reúne apêndices e notas que ajudam o leitor contemporâneo a contextualizar dados e políticas. É enriquecida ainda com: introdução de Linda Lear, que recapitula a trajetória de Carson – da bióloga marinha à autora perseguida por campanhas massivas da indústria química, ao legado que ajudou a difundir a consciência ambiental –; o posfácio de Edward O. Wilson retoma a importância de Carson para pensar a relação entre sociedade e biodiversidade. Já a tradução é de Claudia Sant’Anna Martins.
Carson não era só uma cientista que escreveu; foi uma narradora que traduziu complexos processos ecológicos em imagens que o leitor comum podia entender. A metáfora, escrita há mais de seis décadas, hoje reverbera em novos contornos: as cidades que enfrentam eventos climáticos extremos; discussões sobre modos de produção agrícolas, ocupação do solo entre vários outros. A questão levantada em Primavera silenciosa é mais urgente do que nunca: até que ponto a tecnologia, sem freios morais e controles públicos, pode minar as próprias bases da vida?
Além do acervo de citações e evidências científicas que abasteceram o debate público na década de 1960, a obra é um manual de vigilância cívica: Carson defendia o “direito do cidadão de estar protegido em seu lar contra a intrusão de venenos aplicados por outras pessoas” – um princípio que, em pleno século XXI, dialoga com os direitos ambientais, a justiça climática e o princípio da precaução.
Primavera silenciosa é leitura essencial para entender o colapso ambiental e as escolhas de futuro. A urgência climática exige memória, ciência acessível e ação coletiva. Carson nos provoca: a primavera pode continuar acontecendo, desde que façamos a escolha de proteger, preservar e agir.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Global em 12/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788575552353 (ISBN da Edição anterior)
9788575552353 (ISBN da Edição anterior)
9788575552353 (ISBN da Edição anterior)
9788575552353 (ISBN da Edição anterior)
9788575552353 (ISBN da Edição anterior)
9788575552353 (ISBN da Edição anterior)
9788575552353 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 12/12/2025
Última alteração: 12/12/2025

Autores e Biografia

Carson, Rachel (Autor) - Rachel Carson nasceu em 27 de maio de 1907 em Springdale, na Pensilvânia, e passou a maior parte de sua vida profissional trabalhando como bióloga marinha no Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos. No fim da década de 1950, ela já havia escrito três obras bastante poéticas e populares sobre o mar, inclusive o best-seller O mar que nos cerca, e se tornara a escritora de ciências mais respeitada dos EUA. Carson terminou Primavera silenciosa enfrentando terríveis problemas pessoais e ataques críticos. Com a presente obra, Carson deu forma a um poderoso movimento social que já alterou o curso da história. Apesar do enorme impacto de Primavera silenciosa, Carson continuou modesta a respeito de suas realizações. Entre as muitas honras e prêmios que recebeu ainda em vida estão o National Book Award, por O mar que nos cerca (1951); uma bolsa da Fundação Guggenheim (1951-1952); a medalha John Burroughs (1952); a medalha de ouro Henry G. Bryant, da Sociedade Geográfica da Filadélfia (1952); o prêmio Constance Lindsay Skinner, da Women’s National Book Association (1963); o Prêmio Conservacionista do Ano, da National Wildlife Federation (1963) e uma medalha de ouro da New York Zoological Society (1963). Rachel Carson morou em Silver Spring, em Maryland, até sua morte prematura, em 14 de abril de 1964.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoGastronomiaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

A Editora Gaia apresenta temas que permeiam o desenvolvimento humano e sua relação com o universo, abrangendo as questões ambientais de ordem mundial com o objetivo de alcançar o equilíbrio entre o homem e a natureza, harmonizando corpo, mente e espírito. Também possui em seu catálogo livros voltados para crianças e jovens, mantendo o propósito de fomentar neste público o respeito e o amor pela natureza.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.