Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá



clássico, dezenove, XIX, Modernismo, pré, rio, janeiro, caminhada, nonsense


Sinopse

Publicada em 1919, este romance narra a história de um amanuense, que nas mãos de Lima Barreto, se torna uma obra prima de texto bem escrito e crítico à sociedade do início do século XX.

O livro começa com uma explicação de Lima Barreto de que recebeu a obra das mãos do jovem Augusto Machado, datada de 1906, e que conta a vida do excêntrico Gonzaga de Sá, superior seu na repartição e que se tornaria um mentor das coisas importantes da vida, em diversas conversas e passeios por um Rio de Janeiro em crescimento acelerado ao estilo europeu, com as diferenças sociais que isso acarretaria até hoje. Com um teor engraçado e muitas vezes melancólico, o livro termina com a morte de Gonzaga de Sá, que acaba se arrependendo de ter sido uma pessoa livre e nunca ter encontrado o amor de Vênus para fazer-lhe companhia principalmente em sua solidão final, acompanhado sempre de perto pelo jovem Machado.

A visão do livro e sua crítica social e civilizatória são bem definidas pelo trecho a seguir:

“...levamos a procurar as causas da civilização para reverenciá-las como se fossem deuses... Engraçado! É como se a civilização tivesse sido boa e nos tivesse dado a felicidade!”

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 24/03/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/03/2023
Última alteração: 08/05/2023
Última alteração de preço: 20/04/2023

Autores e Biografia

Barreto, Lima (Autor)

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.