Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Rosa Luxemburgo
a fagulha incendiária



LUXEMBURGO, ROSA, CRITICA, INTERPRETAÇÃO, SOCIALISMO, MARXISMO, CAPITALISMO, ENSAIOS BRASILEIROS, FAGULHA


Sinopse

Rosa Luxemburgo a fagulha incendiaria, de Michael Löwy
Michael Löwy e Rosa Luxemburgo sempre andaram juntos. Seu amor à primeira vista pela revolucionária polonesa o levou a uma longa convivência com ela, permitindo-lhe construir uma interpretação original, divulgada em artigos que começaram a ser publicados na década de 1970 e que tiveram grande influência entre nós. Esta coletânea, reunindo esses ensaios fundamentais dispersos em publicações esgotadas, é um verdadeiro presente para os leitores. Duas das ideias mais instigantes da interpretação do nosso Autor, que influenciaram gerações de leitores, encontram-se nesta coletânea preciosa: o pensamento de Rosa é dialético, o que a afasta do marxismo economicista do seu tempo, apesar de certas formulações deterministas esparsas aqui e ali. Löwy reconhece a tensão existente entre o determinismo das leis objetivas da história e a ação livre das massas populares, constitutiva do pensamento da revolucionária polonesa, mas ao destacar, com razão, o “ativismo” de Rosa em contraponto ao determinismo, ilumina o alicerce em que essa obra se assenta: a unidade entre teoria e prática.

A conhecida alternativa “socialismo ou barbárie”, adotada por ela a partir da Primeira Guerra Mundial, aponta para uma concepção de história aberta, distante do determinismo que impregnava o marxismo do começo do século XX. Por fim, mas não menos importante, Michael Löwy monta uma constelação em que Rosa Luxemburgo dialoga com Walter Benjamin, Gramsci, Georges Haupt, Trotsky e Lukács, ressaltando seu perfil marxista, revolucionário e humanista. Num momento em que estamos à beira do abismo do colapso planetário, com dificuldade de imaginar um mundo para além da destrutividade do capitalismo, é imperioso recuperar a herança dessa mulher que dedicou a vida a lutar contra o sistema de exploração e dominação dos seres humanos e da natureza pelo capital. O que Michael Löwy sabe fazer de maneira exemplar.

Isabel Loureiro

Sobre o autor Michael Löwy nasceu em 1938 na cidade de São Paulo. Foi para Paris nos anos 1960 para completar seus estudos universitários e lá trabalhou com Lucien Goldman e Nikos Poulantzas. Sociólogo e filósofo marxista, o autor participa da Corrente Marxista Revolucionária internacional.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 18/08/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2022
Última alteração: 04/11/2024
Última alteração de preço: 04/11/2024

Autores e Biografia

Löwy, Michael (Autor)

Sumário

SUMÁRIO

Prólogo 9
Prefácio 13
A significação metodológica da palavra de ordem "Socialismo ou barbárie" 19
Rosa Luxemburgo: Um comunismo do século XXI 35
A Fagulha se acende na ação: A filosofia da práxis no pensamento de Rosa Luxemburgo 57
"O golpe de martelo da revolução": A crítica da democracia burguesa em Rosa Luxemburgo 77
Georges Haupt, internacionalista sob a estrela de Rosa Luxemburgo 101
Rosa uxemburgo e Trotsky 115
Notas sobre o Lukács e Rosa Luxemburgo 131
Ideologia e conhecimento em Rosa Luxemburgo: a relação entre Marxismo e positivismo na social-democracia alemã antes de 1914 157
Um texto de Rosa Luxemburgo 181
Karl Marx 183



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.