Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O milho na alimentação brasileira



culinária, milho, cultivo, alimentação, história, brasil, brasileira, culinária brasileira, milho alimentação, milho brasil, história da alimentação


Sinopse

Cada nação se alimenta a seu modo. Quando foi necessário identificar os brasileiros com um cultivo, escolheu-se a mandioca. Em contraste, as nações andinas foram identificadas com o milho. O quadro de feitio nacionalista, já nítido no final do século XVIII, foi fixado pela historiografia romântica e só começou a mudar recentemente, graças à antropologia e à arqueologia.

Hoje se sabe que a historiografia romântica se baseou nos relatos dos cronistas coloniais, que viveram majoritariamente na costa, onde, de fato, predominou a mandioca. Mas já no século XIX o relato de viajantes, como Auguste Saint-Hilaire, vai nos mostrando um país diverso do ponto de visto alimentar, denunciando a forte presença do milho.

Sucessivas pesquisas arqueológicas foram confirmando, no século XX e início do XXI, o uso corrente do milho, em especial nos territórios outrora ocupados pelas tribos de origem tupi-guarani, espalhadas da Amazônia até os pampas, entrando pelo Paraguai, Argentina e Uruguai, de sorte que, hoje, a representação da alimentação dos brasileiros como prioritariamente associada à mandioca não passa de viés de uma historiografia que necessita, urgentemente, ser revisada.

Os capítulos do presente livro, escritos por especialistas, têm o propósito de levantar essa discussão a respeito da presença forte do milho na formação histórica do perfil alimentar do brasileiro de modo a se reconstruir a diversidade da sua dieta, seja no passado ou no presente.

Carlos Alberto Dória

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 08/02/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/02/2021
Última alteração: 03/11/2024
Última alteração de preço: 03/11/2024

Autores e Biografia

Dória, Carlos Alberto (Organizador) - Carlos Alberto Dória é formado em Ciências Sociais pela USP com doutorado e pós doutorado em Sociologia na Unicamp. Escreve e publica sobre alimentação há mais de uma década, sendo os seus últimos livros sobre a formação da culinária brasileira e a culinária caipira. Acaba de surgir na Bahia livro seu com Jeferson Bacelar, sobre Manuel Quirino e sua obra A arte culinária na Bahia.; Suassuna, Ana Rita (Editor (colaborador)) , Basso, Rafaela (Colaborador) , Máximo, João Luiz (Colaborador)

Sumário

Sumário

Introdução - A trajetória atribulada do milho pela civilização ocidental - 7
Carlos Alberto Dória

Sobre a arqueologia, a arqueobotânica e a história da mandioca e do milho no Brasil - 25
Carlos Alberto Dória

O milho sertão adentro - 69
Rafaela Basso

Trajetória histórica das técnicas de transformação do milho - 93
João Luiz Maximo da Silva

Milho: o rei dos alimentos na cozinha do Semiárido Brasileiro - 117
Ana Rita Dantas Suassuna



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.