Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O país de Súria
obra reunida de Paulino Dias: obras publicadas em vida e póstumas



Poesia, Poesia portuguesa, Paulino Dias, Súria, Portugal, Índia, autores indianos, autor indiano de língua portuguesa, paulino dias literatura de goa, história de goa, história da literatura de goa


Sinopse

Obra reunida de Paulino Dias : obras publicadas em vida e póstumas

A edição de Duarte Drumond Braga recupera a obra e apresenta o autor goês Paulino Dias – leitor de Junqueiro, Byron e Hugo – como grande poeta do romantismo idealista, cuja coleção O País do Súria incorpora a mitologia indiana como tema da cultura letrada da Índia Portuguesa, na passagem do século XIX para o XX. A obra de Paulino Dias teve um destino incerto, mas a presente edição publicada pela Alameda Editorial é uma novidade no Brasil. Paulino Dias é um importante poeta de língua portuguesa de Goa e um dos autores centrais de seu cânone, ainda em fase de identifcação pela crítica, pois trata-se de uma literatura até há pouco ignorada, apesar de seu rico manancial de obras. Não existe melhor forma de divulgação dessa literatura do que esta: oferecer ao leitor de língua portuguesa uma edição da obra de um poeta signifcativo, recuperando-o do esquecimento.

O livro recebeu o título O País de Súria: obra reunida de Paulino Dias, inspirado numa nota que Duarte Drumond Braga encontrou na contracapa da Revista da Índia. O principal a registrar é que a produção do autor revelou-se bastante extensa, sendo ela uma obra reunida e não uma obra completa. Trata-se certamente de um trabalho modelar para aqueles que procuram editar e estudar o corpus goês de língua portuguesa.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 30/10/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 30/10/2020
Última alteração: 29/01/2025
Última alteração de preço: 03/11/2024

Autores e Biografia

Dias, Paulino (Autor) - Francisco Xavier Paulino Dias foi um grande poeta goês, cujas suas obras literárias são a expressão mais bela da intersecção e integração das culturas indiana e europeia. O poeta foi colaborador assíduo de vários jornais e revistas, como a revista mensal A Clínica Moderna e, em colaboração com Adolfo Costa, dirigiu a Revista da Índia. ; Braga, Duarte Drumond (Editor) - Duarte Drummond Braga é pesquisador do Centro de Estudos Comparativos da Universidade de Lisboa e foi professor visitante na Universidade de São Paulo.

Sumário

Nota 5
Apresentação 9
Sobre a presente edição 11

Vol. 1
I. Obras publicadas em vida 17
A lira da ciência - poemeto 19
Vasco da Gama. Poemeto 37
O amor (poema) 47
A deusa de bronze 86
Vishnulal. Poema indú/ Vishnoulal. Poème hindou 101

II. Obras póstumas 121
Indra. Poema dramático 123
Le roi des élephants 207
O crime 229
A morte de Raugi 233
Gandicá 238
Basmassura 245
A Pracriti 250
Verba Sacra 254
A Satan 258
Nirvana 260
Os Párias. Narrativa Dramática 481

Vol. 2
O percurso plural de um poeta e intelectual de Goa 7
Dispersos 83
Tardes pagãs: poemas 85
Jangal: crónica, conto e crítica literária 167
Polémicas, ensaios e outros textos 275
Versões 297
Correspondência 353



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.