Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

E eu te matei bem aqui



eeutemateibemaqui, Rozembaum, Zoë Naiman Rozembaum, laranjaoriginal, editoralaranjaoriginal, poesia, poesiabrasileira, literatura, eutemateibemaqui


Sinopse

Uma mulher vaga pelo deserto. Ela não tem nome, nem origem, tampouco destino. Descobrimos que ela tinha asas a partir da afirmação de que foram cortadas: a única coisa que se agarra a seus pés calejados e garganta inflamada é o peso paradoxal da ausência.

A voz dessa mulher inunda os poemas e projeta em nós leitores a figura de um amor que, apesar de há muito perdido, continua latejando como um corte não cicatrizado. E, apesar de sermos alertados já no prólogo que “esse livro não é sobre você”, é impossível não delimitar neste vazio nariz, olhos e boca.

Zoë Naiman Rozenbaum escreve os buracos que o amor deixou pelo caminho. Se trata de uma poesia que, ao encher as páginas e descrever ricamente situações e lugares, acaba por evidenciar o espaço entre dois corpos que outrora foram uníssonos. Ela constata que há um grande abismo entre o que foi e o que poderia ser – os cacos estilhaçados entre presente e passado são um mosaico que nunca poderá ser completado. Por mais que vasculhemos bem, sempre vai faltar um pedaço.
Quando a falta é intensa, como não a materializar no próprio corpo? Alada como Eros, a mulher que ama demais se transforma no próprio amor e o manifesta tanto em criação – por exemplo, permeando a obra de uma linguagem metalinguística que tece o processo de escrita em paralelo ao luto – quanto em aniquilação: “eu destruí a obra / me destruí na obra / antes que tudo mais fosse destruído”. Ela chega à conclusão de que, para sobreviver, é preciso convidar Tânatos para ser andarilho no deserto. Aniquilar o outro é aniquilar a si mesma. “Aos poucos morria em você”, diz Zoë. E se eu te matei bem aqui, é porque eu precisava renascer.



Tóia Azevedo

Metadado adicionado por Laranja Original em 04/07/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/07/2023
Última alteração: 04/07/2023

Autores e Biografia

Rozembaum, Zoë Naiman (Autor), Moreau, Filipe (Editor)

Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoTeoria e crítica literária

A editora Laranja Original destaca-se pela publicação de poesia, mas traz em seu catálogo outros gêneros de ficção literária, traduções, trabalhos jornalísticos, acadêmicos, de artes plásticas, música, ilustração, fotografia – e já são mais de 20 títulos publicados. Cada projeto recebe extrema dedicação, com o investimento em equipes competentes para trabalhar os originais e lançar materiais de qualidade, em forma e conteúdo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.