Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Diário: a mulher e o cavalo



literatura experimental, prosa experimental, bestiário, cavalos, mulheres, leia mulheres, autoficção, Anne Carson, bichos, literatura contemporânea, Curitiba, América Latina, obsessão


Sinopse

Em "Diário: a mulher e o cavalo", Julia Raiz propõe um exercício de escrita obstinado e intenso na interseção poética de dois motivos: a mulher e o cavalo. Nas mãos da autora, essas duas imagens, tão largamente presentes na história da literatura, convertem-se em uma porta de entrada para o sensível. Em edição bilíngue que aproxima a língua portuguesa da espanhola, as páginas desse diário não apenas registram o cotidiano e o pensamento, mas os transfiguram no corpo híbrido da linguagem.

“Sentar e esperar é um jeito de contar o tempo, mas as entradas do Diário não têm datas. A falta de dias, meses e anos nos coloca uma outra forma de esperar, uma espera ativa de quem registra tudo o que se passa ao redor. Ainda que se sentar e esperar se pareça com estar parado, para Julia, dizer uma obsessão é estar em constante movimento. Como uma história atemporal da espera da mulher, as entradas do Diário não têm datas porque se organizam no movimento entre o corpo do cavalo e o corpo da mulher, essa relação da forma com o corpo que recebe o texto. Uma obsessão em tempo presente: Julia busca os cavalos e a mulher em todos os lugares, móveis, músicas, fotografias, livros, Mercado Livre, religião, sonho, rostos dos outros. A mulher e o cavalo são narrados a galope em entradas de diário sem data. Dada a obsessão, Julia Raiz escreve, ‘como um chiclete bem mastigado, o registro de uma obsessão’.” (Estela Rosa)

Metadado adicionado por Telaranha em 17/05/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/05/2024
Última alteração: 17/05/2024

Autores e Biografia

Raiz, Julia (Autor) - Julia Raiz é trabalhadora da escrita e agitadora cultural. Escreve, traduz, grava o podcast Raiz Lendo Coisas (projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura de Curitiba) e oferece oficinas desde 2016. Faz parte do coletivo Membrana e está conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba.; Tanaka, Bárbara (Organizador) , Pereira, Guilherme Conde Moura (Editor) , Tanaka, Bárbara (Editor) , Resiale, Cecilia (Tradutor) , Zalgade, Edgar (Tradutor) , Lopes, Fernanda (Tradutor) , Pedra, Nylcéa Siqueira (Revisor) , Pereira, Guilherme Conde Moura (Revisor)

Sumário

nota da autora à edição bilíngue [9]
prefácio, por assionara souza [13]
diário: a mulher e o cavalo [17]
posfácio, por estela rosa [63]



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.