Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Psicanálise ao Avesso: Por uma Epistemologia Subversiva



Decolonialidade, Epistemologia, Gênero e sexualidade, João Ponciano, Psicanálise, PSICANÁLISE CLÍNICA, psicologia, Sam Alcantra


Sinopse

Sinopse: O livro Psicanálise ao Avesso: Por uma Epistemologia Subversiva, organizado por João Victor Ponciano, propõe uma releitura crítica e corajosa da psicanálise a partir de perspectivas feministas, decoloniais, periféricas e políticas. A coletânea reúne autoras e autores que exploram temas como misoginia estrutural, apagamento das mulheres na produção de conhecimento, imposição do falo como medida universal da subjetividade, e o risco da psicanálise tornar-se um discurso normativo. Um dos principais eixos da obra é a defesa de uma escuta verdadeiramente analítica, que acolha o mal-estar dos sujeitos em sua singularidade e multiplicidade, em vez de encaixá-los em teorias fechadas ou manuais ultrapassados. Assim, a psicanálise é convocada a se reinventar, a enfrentar seus dogmas e a se abrir a outras leituras possíveis, deixando de ser uma prática elitista e excludente para se tornar uma ferramenta viva, ética e transformadora. A obra também dialoga com pensadores como Simone de Beauvoir, Foucault, Butler, Preciado e Monique Wittig, propondo uma psicanálise disposta a atravessar o desconforto, a dúvida e a subversão como forma de permanecer viva e politicamente relevante.

Metadado adicionado por INM Editora em 18/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2025
Última alteração: 18/08/2025

Autores e Biografia

Ponciano, João Victor (Organizador) - É Psicanalista. Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade Positivo (UP). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Filosofia e do Pensamento Feminino pela Faculdade Vicentina (FAVI), no biênio 2022-2024. Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa gênero, raça e colonialidade. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia. Especialista em Ética e Direitos Humanos pela Faculdade Vicentina (FAVI). Especialista em História da Filosofia e do Pensamento Feminino pela Faculdade Vicentina (FAVI). Bacharel em Filosofia pela Faculdade Vicentina (FAVI). Coordenador e fundador do Grupo de Estudos Feminista: Filosofia em Perspectiva. Faz parte do Grupo de Trabalhos Filosofia e Gênero e, do Grupo de Trabalhos Filosofia e Psicanálise, ambos vinculados à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Organizador das obras: Revolução do Pensamento Feminino: Epopeia de Novos Tempos, (Multifoco, 2022), como também da coletânea Filosofia em Perspectiva: nas sendas no pensamento feminista (Pedro e João, 2021). Organizador do segundo volume da coletânea A revolução do pensamento feminino: marcas de esperança pela (Multifoco, 2022). Editor chefe do selo Psicanálise, filosofia e cultura pela Editora Multifoco. Atualmente desenvolvo pesquisas com os respectivos temas: Freud, Lélia Gonzalez, Simone Weil, revolução feminina, vazio, feminismo, angústia, melancolia, ilusão, gênero, filosofia da libertação, epistemologia, ontologia, psicanálise, psicopatologia e psicologia.

Sumário

Prefácio……………………..7 – Jairo Carioca de Oliveira
Apresentação……………..11 – – João Ponciano
Freud, a psicanálise e a misoginia…….16 – João Ponciano
Disposto a escutar ou a procura de argumentos para justificar?……. 24 – Giovanna Maiuri Prioste, Jayne Ornelas Pereira, Pedro Ambra.
A inveja da vulva……………………………………45 – Alessandra Affortunati Martins
O complexo de Édipo como ferramenta diagnóstica do binarismo heterocisnormativo: Do político ao clínico – 55 – Sam Alcântara
Anarquia e subversão: A tentativa de repensar algumas vezes … 77 – Isadora Petry
Inveja do útero …. 95 – Claudia Pereira do Carmo Murta
Uma interpretação psicanalítica da misoginia …. 113 – Virginia H. Ferreira da Costa
Uma psicanálise feminista, possíveis leituras … 131 – Juliana de Moraes Monteiro
Mal-estar na cultura e a rebelião das subjetividades sufocadas………………….. 150 – Carlos Eduardo de Moura
Sobre os autores … 185



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraTécnicos

A INM Editora nasce a partir da fundação do Instituto Nebulosa Marginal. Tem como objetivo a publicação de obras acadêmico-científicas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, de literatura, contos e poesias, assim como na tradução de livros consagrados na literatura internacional. Estamos localizados na Rua Frei Caneca, 1380, 1º andar, Consolação, São Paulo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.