Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Contos para os nossos filhos
Uma seleção



contos de fada, contos de fadas, literatura infantil, literatura para crianças, literatura para as infâncias, conto, contos, clássicos, reconto, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault, Gonçalves Crespo, Maria Amália Vaz De Carvalho, negro, raça, racismo, literatura antirracista, antirracismo, apagamento, Coleção Repare, Elizabeth Cardoso, Raquel Euzébio, Portugal, língua portuguesa, literatura em língua portuguesa, Brasil


Sinopse

Em histórias que fogem dos príncipes encantados e vestidos forrados de brilhantes, Contos para os nossos filhos: Uma seleção chega pela primeira vez ao público brasileiro.

Sucesso editorial em Portugal ao longo de décadas, este livro de 1882 recupera grandes narrativas dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, como “As felicidades de Bonifácio” e “O patinho disforme”, em recontos com a dupla autoria de Gonçalves Crespo e Maria Amália Vaz de Carvalho.

Uma importante porta de entrada para reconstituir a história da nossa literatura, com pesquisa e organização de Elizabeth Cardoso e imagens de Raquel Euzébio.

Coleção Repare: escritas negras na fundação da literatura brasileira para as infâncias.

Metadado adicionado por Todavia Livros em 11/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786585773850 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 11/04/2025
Última alteração: 11/04/2025

Autores e Biografia

Crespo, Gonçalves (Autor) - Gonçalves Crespo (1846-1883) foi um poeta, advogado e intelectual nascido no Rio de Janeiro. Mudou-se para Portugal ainda jovem, onde formou-se em direito pela Universidade de Coimbra e ganhou relevância no meio social e cultural. Considerado um dos nomes do parnasianismo em língua portuguesa, publicou seus poemas em livros como Miniaturas (1871) e Noturnos (1882).; Carvalho, Maria Amália Vaz de (Autor) - Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921) foi uma escritora, jornalista, ativista e poeta portuguesa. Colaborou em diversos periódicos da sua época, sendo também anfitriã de um dos primeiros salões literários de Lisboa, por onde passaram escritores e intelectuais como Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia das Ciências de Lisboa.; Cardoso, Elizabeth (Organizador) - Elizabeth Cardoso é pesquisadora, professora e escritora. Fundou e lidera o grupo de pesquisa Literatura e Ancestralidade Negra na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CNPq/PUC-SP), onde é professora dos programas de pós-graduação em literatura e crítica literária e em psicologia da educação. É doutora em teoria literária pela Universidade de São Paulo (USP), com estágios doutorais nas universidades de Nova York e Complutense de Madrid. É autora, entre outros, de Todo mundo é misturado (Companhia das Letrinhas/Escarlate, 2016) e Depois de tudo tem uma vírgula (Patuá, 2021), romance vencedor do prêmio Biblioteca Nacional (2021).; Euzebio, Raquel (Ilustrador) - Raquel Euzébio é uma multiartista que nasceu na grande São Paulo e hoje vive em Lisboa. Formada em design pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduada em fotografia e new media pelo IADE – Universidade Europeia, foi eleita uma das 30 vozes do ano pelo coletivo Papel & Caneta por seu trabalho Guia de Tipografia de Rua, onde elaborou um guia didático sobre os pixos espalhados pelas ruas, muros e viadutos de São Paulo. ; Custodio, Julia (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.