Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Guia de leitura: Um dia feliz



GUIA DE LEITURA, MANUAL DE LEITURA, LITERATURA INFANTIL


Sinopse

A produção e a disponibilização dos Guias de Leitura da Aletria têm por objetivo contribuir para que os docentes tenham acesso: a informações paratextuais que contextualizam a apresentação autoral e a chegada de conteúdos temáticos à sala de aula; a embasamentos sobre gêneros literários; e a articulações interdisciplinares. Afinal, uma vez que sejam criados tais acessos, multiplicam-se os meios de motivar a leitura e a formação leitora desde a infância, potencializando interpretações, inferências, diálogos e a participação criativa dos alunos – seja pela oralidade e expressão memorial, seja pelas escritas, jogos cognitivos e apreciação estética.
Consideramos que o(a) professor(a) é figura fundamental desde os primeiros anos escolares, porque multiplica as chances de letramento literário e o contato com situações comunicativas, amplia a capacidade de compreensão dos textos e gêneros do discurso, e propicia momentos de interação e de autonomia leitora, de protagonismo e
de estímulo à formação de opiniões.

Metadado adicionado por Aletria em 17/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786585735001 (ISBN do Livro Impresso)


Metadados adicionados: 17/07/2024
Última alteração: 19/09/2024
Última alteração de preço: 19/09/2024

Autores e Biografia

Paiva, Ana Paula Mathias de (Autor) , Fidelis, Andreia (Diagramador) , Xavier, André (Revisor)

Sumário

6 Sinopse
7 Autora
8 Ilustrador
10 Temática
11 Foco narrativo
13 Gênero Literário
14 Antes da leitura literária
19 Durante a leitura literária
29 Após a Leitura Literária
32 Interlocução



Áreas do selo: Infantojuvenil

Em 2023 inauguramos o selo Alegriô Edições, novo selo da Aletria que celebra e promove a literatura afro-brasileira, africana e indígena.
Em um momento em que comemoramos os 20 anos da Lei 10.639, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica, a Alegriô Edições se torna um farol na promoção da diversidade e na desconstrução de preconceitos ligados ao racismo estrutural no Brasil.
Este é um convite para uma jornada literária que incorpora os valores e conhecimentos dos povos negros e indígenas do Brasil.
A Alegriô chega para somar esforços no projeto decolonial da literatura brasileira e latino-americana, permitindo novas formas de contar e recontar histórias.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.