Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Um estranho tão familiar
teorias e reflexões sobre o estranhamento na ficção



estranho, estranhamento, george amaral, bandeirola ensaio e critica, desfamiliarização, desfamiliar, octavia butler, donna haraway, Anna Tsing, Coleridge, VanderMeer, ficcao cientifica, ficcao insolita, literatura, critica literaria, estranhamento na ficcao


Sinopse

"Levados como a pedra no rio, sem controle do pensamento ou ações, vivemos como autômatos que reproduzem incansavelmente ideias que veira de outro lugar, mas tão enraizadas que parecem leis universais, mutáveis." George Amaral
.
O LIVRO
Formas de ver o mundo e comportamentos que são familiares e dão conforto não funcionam mais tão comodamente frente às mudanças velozes das últimas décadas, com crises continuadas tanto sociais, políticas, quanto climáticas. O ritmo e a escala só aumentam a percepção de que aquilo antes percebido como familiar bruscamente se tornou estranho, como foi o caso, por exemplo, do período pandêmico da covid-19, trazendo incertezas a atos corriqueiros como sair de casa, andar por lugares superlotados, dar abraços e beijos.
.
Nas palavras do ensaísta e escritor Roy Scraton, “para nos adaptarmos neste estranho novo mundo [...] vamos precisar de novas ideias [...]. Precisamos de uma nova visão sobre quem ‘nós’ somos.”

A Literatura, em particular, tem um papel fundamental nessa tarefa. Em UM ESTRANHO TÃO FAMILIAR, George Amaral apresenta com precisão o percurso histórico do mecanismo de estranhamento na Literatura, partindo do século XIX aos nossos dias, analisando as teorias e as narrativas que colaboram para a desfamiliarização de modos de pensar, agir e sentir.
.
O AUTOR

GEORGE AMARAL. Atua como psicanalista, escritor e pesquisador. É mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, bacharel em Publicidade e Propaganda, também pela USP, e especialista em Roteiro Audiovisual, pela PUC-SP.
.
É coautor do Manual de Sobrevivência na Escrita (Bandeirola, 2024), com Ana Rüsche; e da fantasia urbana Carcaças de Abissais (Urutau, 2023), com Maurício Pessoa.
.
Pesquisa a relação entre Literatura, estranhamento e a tomada de consciência sobre o mundo e suas crises, especialmente a ambiental.

Metadado adicionado por Bandeirola em 07/02/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786599186493 (ISBN de outro volume da coleção)


Metadados adicionados: 07/02/2024
Última alteração: 07/02/2024

Autores e Biografia

Amaral, George (Autor), Abrano, Sandra (Editor), Silva, Alexander Meireles da (Prefácio)

Sumário

Introdução / O véu de familiaridade e a suspenção de descrença / O Infamiliar da Psicanálise
Repetições e a compulsão à repetição:
Telepatia - Onipotência dos pensamentos - Animismo - Retorno do recalcado -
Morte, cadáveres e retorno dos mortos, espíritos e fantasmas - Loucura, epilepsia e outras doenças - Partes do corpo humano - Ser enterrado vivo - - Solidão, silêncio e escuridão -
Antropomorfismo ou humanização - Autômatos - Linguagem
O Ostranenie do Formalismo Russo / Semiologia, mito e contramito /
A leitura do mito / O Efeito-V / O Estranhamento Cognitivo da Ficção Científica
O Estranhamento na Ficção do Antropoceno / Conclusão / Referências



Book Trailer

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.