Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A destruição ou o amor — Nobel de Literatura



poesia, poesia espanhola, nobel de literatura, literatura espanhola, geração de 27, vicente aleixandre, poeta espanhol, poeta famoso, poesia traduzida, garcía lorca, pedro gonzaga, isto edições, livro de poesia, livro de poemas, poesias, livro premiado, neruda, pablo neruda, fernando pessoa, clássicos da literatura, clássico da poesia, poesias de amor, poemas de amor


Sinopse

Pela primeira vez no Brasil um livro do Nobel de Literatura Vicente Aleixandre, poeta espanhol que marcou o século XX. Nesta sua obra, A destruição ou o amor, Vicente Aleixandre atingiu a maturidade total do seu estilo poético, com uma escrita complexa e original marcada pelo surrealismo.

Publicado na Espanha em 1935, recebeu o Prêmio Nacional de Poesia e é o principal livro da primeira fase do autor, que é um dos expoentes da chamada Geração de 27 e ganhador do Nobel de Literatura em 1977.

Aqui com tradução exclusiva do poeta e professor Pedro Gonzaga, em edição bilíngue, e com prefácio do professor dr. Ruben Daniel Castiglioni (UFRGS).

A destruição ou o amor nasceu aparentando uma insatisfação de Aleixandre com certas limitações do estilo surrealista — ele simplesmente assimila o estilo em uma visão expandida que alguns chamaram de neo-romântica, pois em seu panteísmo místico o poeta abraça o próprio mundo em amor que consome. O autor move-se com grandiosidade nesse cosmos, sem Deus e sem homem civilizado, cumprindo o seu destino trágico através do amor como destruição.

Vicente Aleixandre (Sevilha, 1898–Madri, 1984) foi um dos principais poetas de língua espanhola, contemporâneo de García Lorca e outros nomes das artes que formaram a chamada Geração de 1927. Discreto e doente, ficou em seu país mesmo durante a guerra civil que manchou sua terra. Segundo o professor Carl W. Cobb (cujo artigo traduzido "A poesia, amor ou morte" nos serve de posfácio), Aleixandre pode ser comparado a Walt Whitman: "Como Whitman, Aleixandre é um poeta de uma visão telúrica e cósmica, do panteísmo místico, do imaginário erótico do corpo, do tema revolucionário, do verso livre maciço."

O Prêmio Nobel confirmou-o como um dos maiores poetas espanhóis do século XX.

Metadado adicionado por Isto Edições em 20/07/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 20/07/2023
Última alteração: 31/01/2024
Última alteração de preço: 31/01/2024

Autores e Biografia

Aleixandre, Vicente (Autor), Gonzaga, Pedro (Tradutor)

Book Trailer

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Editora independente de livros de poesia, localizada em Porto Alegre.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.