Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O partido de Kafka



Franz Kafka, Comunismo, Política


Sinopse

Marcello Tarì nos diz que Kafka é um dos grandes comunistas de todos os tempos. Sem dúvida, está correto.

Mas Kafka é também um dos mais importantes pensadores da an-arquia, já que identifica o vazio da máquina do poder e denuncia a sua principal estratégia, calcada em leis que, criadas para separar o povo e os nobres, compõem uma dimensão hierárquica, violenta e aflitiva.

Nesse sentido, a análise de Tarì busca conectar as linhas de fuga que, presentes de maneira fugidia na obra de Kafka, tornam possível desvelar o segredo do poder e assim desativá-lo, tornando inoperante a vigência sem significado que hoje nos subjetiva mediante uma série de afetos tristes, tais como o medo, a indiferença e a servidão voluntária.

Para tanto, é preciso tramar e conspirar para a construção de um partido de Kafka que, invisível e imaginário, aposta nas potências do comum, do corpo e das singularidades, configurando uma rede mutante e em expansão capaz de antagonizar o direito, o Estado, o capital e - por que não? - os microfascismos que se infiltram em nossos gestos mais insuspeitos.

Seguindo o fio da argumentação de Tarì, percebemos então que, longe de ser apenas um discreto escritor judeu do século passado, Kafka se configura como uma máquina de guerra voltada para a implosão do sujeito, da representação e do poder separado, conformando, ao seu modo quase cabalístico, uma forma-de-vida capaz de transmutar os portões da lei naquela pequena porta pela qual pode entrar o Messias, esse outro nome da revolução.

- Andityas Soares

Metadado adicionado por sobinfluencia edições em 06/06/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786584744165 (ISBN do Livro Impresso)


Metadados adicionados: 06/06/2023
Última alteração: 06/06/2023

Autores e Biografia

Tarì, Marcello (Autor), Correa, Rodrigo (Coordenador), Gibim, Fabiana (Coordenador), Peguinelli, Alex (Coordenador), Correa, Rodrigo (Ilustrador), Matos, Andityas Soares De Moura Costa (Tradutor), Correa, Rodrigo (Projeto gráfico), Correa, Rodrigo (Diagramador), Correa, Rodrigo (Capista), Gibim, Fabiana Vieira (Revisor)

Áreas do selo: ArtesHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacional

A sobinfluencia é incompatível com a falsificação da potência revolucionária, o oportunismo e a imprudência da ordem burguesa. Fiel a si mesma e à revolução proletária, a arte opera na organização do novo mundo que vem. Por material revolucionário e livros incandescentes nos propomos ao abalo sísmico: encontra-se aqui o arrastão do rio e o cardume feroz, contra as margens que nos comprimem, o livro surge na eficácia da solidariedade, não renunciaremos à verdade da luta - nos propomos a habitar o limite da crise e de lá publicar o socialismo de um novo dia. Ler e caminhar podem salvar a sua vida ou te levar para a cadeia.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.