Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os pretos de Pousaflores



Literatura, Mulheres, negras, Angola, Portugal, Retornados


Sinopse

Após 25 de abril de 1974, com a Revolução dos Cravos, milhares de pessoas que viviam em Angola, então colônia portuguesa, deslocaram-se para Portugal e foram nomeadas por “retornados”. Entretanto, enquanto muitas dessas pessoas haviam saído da metrópole e estavam retornando, outras haviam nascido na colônia e não tinham laços com o país europeu. Aida Gomes aborda esse fluxo migratório em seu livro de estreia Os Pretos de Pousaflores, publicado pela primeira vez em 2011.

Ao abordar o lugar dos africanos e dos afrodescendentes na sociedade portuguesa, neste contexto de descolonização, Aida Gomes traz o conceito de "refugiado" para o debate sobre os "retornados", assim como novas perspectivas sobre o fim da experiência colonial, o desenraizamento e o racismo português.

A partir de seis personagens da mesma família que retornam a Portugal, Os Pretos de Pousaflores, trata da alteridade e mostra como a (não) inserção de alguns “retornados” na sociedade portuguesa é marcada por questões étnico-raciais, que constroem muros e distinções entre pretos e mulatos, entre retornados, desalojados e refugiados, colonos e colonizados, definindo o “outro”.

Com fundo autobiográfico, neste livro de Aida Gomes, personagens muito bem construídos e cheios de sentimentos vivenciam questões de pertencimento, deslocamento e identidade, trazendo a memória colonial para compreender complexidades contemporâneas.

Metadado adicionado por Editora Funilaria em 13/10/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/10/2023
Última alteração: 06/11/2023

Autores e Biografia

Gomes, Aida (Autor), Santos, Flávia (Ilustrador), Tavares, Ana Paula (Prefácio), Mendes, Angela (Capista), Safadi, Daniel Moreira (Revisor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.