Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Um manifesto hacker



Manifesto, Hacker, reformulação, pensamento, marxista, ciberespaço, globalização


Sinopse

Recorrendo a Guy Debord e Gilles Deleuze, igualmente, "Um Manifesto Hacker", da escritora Mckenzie Wark, oferece uma reformulação do pensamento marxista para a era do ciberespaço e globalização.

Na revolta generalizada contra a informação mercantilizada, a autora vê uma promessa utópica que vai além da forma da propriedade privada e uma nova classe progressista - a classe hacker - com interesse compartilhado em um novo bem comum: o acesso à informação.

O domínio da chamada "propriedade intelectual" dá origem a um tipo inédito de conflito entre classes, que opõe criadores de informação - a classe hacker, composta por pesquisadores e autores, artistas e biólogos, químicos e músicos, filósofos e programadores - contra uma classe proprietária, que procura tomar o monopólio sobre as informações que a classe hacker produz. Wark define habilmente, para citar um exemplo, as disputas entre demandas cada vez mais estridentes de empresas, como as farmacêuticas, pela proteção de suas patentes e direitos autorais, e a cultura popular, difundida por meio de compartilhamento de arquivos e da pirataria.

O objetivo audacioso da obra, ao longo de capítulos como "abstração", "classe", "produção", "revolta", entre muitos outros, é demonstrar as origens, propósitos e interesses dessa classe hacker emergente, responsável por criar um novo mundo e novas formas de associação capazes de nos afastar da destruição provocada pela exploração mercantilizada.

Metadado adicionado por Editora Funilaria em 07/11/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/11/2023
Última alteração: 26/02/2024

Autores e Biografia

Wark, McKenzie (Autor) , Barcellos, Victor (Tradutor) , Foletto, Leonardo (Prefácio) , Grohmann, Rafael (Prefácio) , Barcellos, Victor (Prefácio)

Sumário

11 PENSAR UM MANIFESTO HACKER
20 ANOS DEPOIS
19 CONSIDERAÇÕES SOBRE
UM MANIFESTO HACKER
27 ABSTRAÇÃO
35 CLASSE
45 EDUCAÇÃO
54 HACKEANDO
62 HISTÓRIA
75 INFORMAÇÃO
80 NATUREZA
87 PRODUÇÃO
95 PROPRIEDADE
108 REPRESENTAÇÃO
117 REVOLTA
126 ESTADO
134 SUJEITO
144 EXCEDENTE
149 VETOR
162 MUNDO
178 ESCRITOS



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.