Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Elixir do Pajé
E outros poemas de humor, sátira e escatologia



Poesia, Clássico, Ouro Preto, Escatologia, Humor, Sátira, Romantismo


Sinopse

Globalmente conhecido pelo romance Escrava Isaura, Bernardo Guimarães também foi um grande poeta do século XIX, influenciado por figuras do romantismo como Lord Byron. Nesta antologia organizada e prefaciada por Duda Machado, podemos conhecer poemas satíricos, até mesmo eróticos, conforme é avisado no prefàcio da edição de 1875: “não são dedicados às moças e aos meninos. Eles podem ser lidos e apreciados por pessoas sérias, que os encarem pelo lado poético e cômico, sem ofensa da moralidade e nem tão pouco das consciências pudicas e delicadas”.

Contrariando a imagem recorrente de que poetas vivem de tristeza e desconhecem o humor, que é reforçada em nossos anos escolares, quando Gregório de Matos, e quase sempre apenas Gregório de Matos, é apresentado como o poeta do maldizer, à margem do restante da produção poética, os poemas de Bernardo Guimarães abusam do humor, das palavras de baixo calão (palavrões mesmo), das imagens eróticas, que se sentiriam perfeitamente adequadas às portas dos banheiros de um estádio de futebol. E tudo é poesia: se ali brinca-se com a métrica de um poema de Gonçalves Dias, acolá com As metamorfoses de Ovídio, aquele livro que quase é sinônimo de clássico. Os poemas são divertidos, e podem assim ser. A poesia não precisa de recatos, moralidades e falsas modéstias.

Publicada originalmente pela Hedra, essa nova edição, pelo Grupo Editorial Quixote, traz um novo design, mas mantém a seleção original de poemas, e, mais importante, um detalhado estudo feito por Duda Machado, que prepara o leitor não para o choque, mas para a estupefação diante da arte que sabe fazer rir.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Quixote em 18/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2025
Última alteração: 18/08/2025

Autores e Biografia

Guimarães, Bernardo (Autor) - Bernardo Guimarães nasceu em 15 de agosto de 1825, em Ouro Preto, Minas Gerais. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde conheceu poetas como Álvares de Azevedo (1831-1852) e experimentou a vida boêmia romântica. De volta a Minas Gerais, trabalhou como juiz e professor.; Machado, Duda (Autor) - Duda Machado nasceu em 1944, em Salvador e atualmente vive Belo Horizonte. É poeta e escritor literatura infantil, autor de História com poesia, alguns bichos & cia. (1997), Margem de uma onda (1997) e Tudo tem a sua história (2005), Adivinhação da leveza (2011). Foi organizador do livro Bernardo Guimarães – Poesia Erótica e Satírica (Imago, 1992). No início dos anos 1970 teve canções interpretadas por Gal Costa, Elis Regina, Jards Macalé e Gilberto Gil. É professor aposentado de literatura da UFOP e tradutor de inúmeros autores, entre eles, Gustave Flaubert e Mark Twain.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.