Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Evangélicos em cárcere
vi Jesus de calça bege e o diabo vestido de terno



prisões, evangélicos, religião e crime, etnografia, cárcere, sistema prisional, assistência religiosa, masculinidades, juventudes periféricas, direitos humanos, desencarceramento, abolicionismo penal, tráfico de drogas, racismo penal, religião e poder, cristianismo, criminalidade, políticas públicas, violência estrutural, experiências pedagógicas, educação em prisão, memória, autoetnografia


Sinopse

Evangélicos em Cárcere é uma etnografia impactante sobre a presença das igrejas evangélicas no sistema prisional brasileiro. A partir de vivências pessoais e pesquisa acadêmica, Ana Beatriz de Vilhena Pereira investiga como a fé se insere no cotidiano dos presídios, ora como possibilidade de esperança e transformação, ora como instrumento de controle e manipulação. O livro explora as tensões entre espiritualidade e criminalidade, expondo as contradições de um sistema em que religião, masculinidade, racismo e poder se entrelaçam. Ao narrar memórias, afetos e experiências em sala de aula dentro das prisões, a autora provoca reflexões sobre direitos humanos, desencarceramento e abolicionismo penal. Um estudo essencial para compreender as dinâmicas sociais, políticas e religiosas que atravessam o universo carcerário brasileiro.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 01/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786583604743 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 01/09/2025
Última alteração: 02/09/2025

Autores e Biografia

Pereira, Ana Beatriz de Vilhena (Autor) - ANA BEATRIZ VILHENA PEREIRA é formada em Licenciatura Plena em História (CES-JF, 2011). Especializada em Religião e religiosidades afro- -brasileiras (NEAB-UFJF, 2014). Mestra e Doutora em Ciência da Religião (PPCIR-UFJF, 2017; 2022), bolsista CAPES com período de doutoramento sanduíche no exterior (ULHTL, Lisboa; 2019). Professora de Educação básica em História, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso e disciplinas do Novo Ensino Médio. Áreas de interesse e atuação: Educação, sociedade e prisão; Direitos Humanos e Educação, Desencarceramento, abolicionismo penal, criminalização de drogas, periferias e juventudes; gênero e criminalidade, masculinidades e crime, racismo penal, escola, docência e experiências pedagógicas em contextos de privação de liberdade, etnografias em prisões, autoetnografias, legislação, punição e políticas públicas e todas as complexidades acerca do universo prisional, suas dinâmicas e, principalmente, seus sujeitos.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.