Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Rio do sono



poesia, literatura feminina, poesia modernista


Sinopse

Rio do sono foi escrito pela poeta Celina Ferreira em 1965, mas só agora é publicado separadamente pela primeira vez. Antes, ele saiu em Hoje poemas, livro de 1966 que reuniu as três primeiras publicações da poeta celebrada por Manuel Bandeira e ganhadora de vários prêmios literários.

O livro traz um prefácio escrito pela professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pós-doutora Anélia Pietrani, e orelhas da escritora e doutora em Teoria e História Literária Luciana Lima Silva. Além disso, a edição conta com um texto biográfico sobre a autora e uma breve discussão sobre o significado de editar Celina Ferreira hoje.

Metadado adicionado por Garoupa Editora em 26/02/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/02/2025
Última alteração: 26/02/2025

Autores e Biografia

Ferreira, Celina (Autor) - Celina Ferreira, poeta nascida em Cataguases, Minas Gerais, em 1928. Na metade dos anos 1950, casou-se e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceram seus quatro filhos. Trabalhou como redatora de programas sobre literatura da Rádio MEC e, depois de ficar viúva muito cedo, passou a atuar como marchand no mercado das obras de arte. Publicou seu primeiro livro em 1954, Poesia de ninguém, seguido por Nave incórporea, em 1955, e Poesia cúmplice, em 1959. Em 1966, a Imprensa Oficial do Estado de Minais Gerais publicou Hoje poemas, reunindo esses três primeiros livros da autora e o então inédito Rio do sono. Em 1973, publicou Espelho convexo. Celina ganhou vários prêmios literários, inclusive o prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores. Escreveu obras para crianças, as quais também foram premiadas. Faleceu em 2012, depois de muitos anos afastada da cena literária, por um quadro precoce de Alzheimer.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.