Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

A menina gotinha de água



Ciclo da Água; Natureza; Aventura; Transformação; Poesia; Educativo; Clássico infantil; Clássico português; Pepiniano Carlos; Carlos Giovani; colagem; ilustração


Sinopse

Uma história encantadora que une poesia, imaginação e conhecimento

Esta é a história de uma gotinha de água e do percurso que realiza ao longo da sua vida. Ela vive no mar com suas irmãs gotinhas e com elas faz grandes viagens, sofrendo várias transformações: torna-se chuva, fonte, riacho, rio... até retornar para casa. O ciclo da água, revelado em versos e ensinamentos.

Criada pelo consagrado escritor português Papiniano Carlos e ilustrada pelo artista brasileiro Carlo Giovani, A menina gotinha de água é uma obra voltada para crianças a partir dos seis anos. Com poesia, musicalidade e colagens vibrantes, o livro apresenta aos pequenos — e também aos educadores — uma forma lúdica e sensível de compreender os ciclos da água e da natureza.

Metadado adicionado por Globo Livros em 10/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/09/2025
Última alteração: 10/09/2025

Autores e Biografia

Carlos, Papinano (Autor) - Escritor português, nasceu em Lourenço Marques (atualmente Maputo), capital de Moçambique, no ano de 1918, faleceu em 2012. Divulgador incansável da poesia africana de expressão portuguesa, foi colaborando em publicações literárias que vieram a assumir um carácter de importância, como sendo a Seara Nova, a Vértice, a Bandarra e as Notícias do Bloqueio, que eventualmente dirigiu. Em 1942 publicou o seu primeiro livro, uma coletânea de poemas intitulada Esboço que, com os volumes que seguiram, como Ó Lutador (1944), Poema da Fraternidade (1945), Estrada Nova (1946), o tornaram num nome de destaque de entre os poetas neorrealistas portuenses. Estreou como contista em 1946, ao publicar Terra com Sede, prosseguindo as suas contribuições para o género com o híbrido As Florestas e os Ventos (1952). Com uma obra poética bastante dispersa, caracterizada pela riqueza anafórica e pela redundância simbólica, compilou ainda alguns volumes de sucesso, como Caminhemos Serenos (1957), Uma Estrela Viaja na Cidade (1958) e o célebre A Menina Gotinha de Água (1962), vocacionado para o público infantil, pelo qual Papiniano Carlos nutria grande estima. Também para crianças compôs Luisinho e as Andorinhas (1977), O Cavalo das Sete Cores e o Navio (1980), O Grande Lagarto da Pedra Azul (1986) e A Viagem de Alexandra (1989). De referir também o seu único romance, O Rio na Treva (1975), e uma crónica, A Rosa Noturna (1961). ; Giovani, Carlo (Ilustrador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.