Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

História da Letra R



alfabeto, letras, educação, palavras, leitura infantil


Sinopse

A letra R era uma cabeça, mas não de frente, uma cabeça de lado, um perfil, da qual só se vê uma orelha, um olho e a metade da boca. Esta foi a primeira letra R do mundo. Esse desenho estava no alfabeto fenício, assim chamado porque foi criado na Fenícia. Como explica um dos netos deste vovô, depois de consultar seu globo iluminado, a Fenícia ficava perto de Israel, do Líbano e da Síria. Isto é, o alfabeto dos fenícios, este grandioso modo de todos se entenderem, foi inventado no Oriente Médio.

Todo nome começa com uma das 26 letras cuja história está nesta coleção DE ONDE VÊMAS PALAVRINHAS. Estamos na letra "R", que dá início a tantos nomes de gente que conhece­mos: Rosa, Rebeca, Raoni, Raquel, Rosana, Rafael, Ricardo, Rui.
E há uma fruta deliciosa que começa com a letra R: romã. Dizem que a de­liciosa romã traz sorte. Rato, rei, rua, rabo, riacho: a letra R aparece em muitos lugares. Não apenas no co­meço das palavras. Também no meio: caracol, barro, amarelo. Ou no fim: cantar, ler, ouvir, correr, jogar, nadar.
Já sabemos que a letra A era uma vaca, que a letra C era um camelo, que a letra H era uma cerquinha para as cabras não saírem e assim ser pro­tegidas pelo pastor. E que a letra N era uma cobra, que a letra O era um olho, que a letra Q era um macaco.
Agora chegou a hora de contar a his­tória da letra R e brincar com par­lendas e trava-línguas onde aparece a letra R.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 11/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/09/2024
Última alteração: 01/11/2024

Autores e Biografia

Silva, Deonísio Da (Autor) - DEONÍSIO SILVA é escritor e professor. Ele já publicou muitos livros infanto­juvenis. Não apenas com a história de cada letra do alfabeto, mas também Os Segredos do Baú, A melhor amiga do lobo, As maravilhosas invenções de seu Mané e Adão e Eva felizes no Paraíso. Deonísio publicou dezenas de livros para adultos também, como De onde vêm as palavras, que tem 1.192 páginas e está na 18ª edição, e de narrativas curtas e ro­mances, livros com cerca de 200 páginas cada um, como Avante, soldados: para trás, premiado internacionalmente, e Teresa D'Ávila, premiado pela Biblio­teca Nacional. Provavelmente muitos leitores o leram antes na revista Caras, onde o escritor manteve uma coluna por 25 anos, toda semana. Ou em outros periódicos, como as revistas Veja, Época e jornais como Jornal do Brasil. Vários avós e pais de crianças já leram ou ouviram algum texto de Deonísio Silva.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.